top of page
  • Foto do escritorRedação

Alunos do projeto Música para Todos apresentam-se no Centro da Música

Atividade compõe a programação da Semana da Criança no Judiciário, organizada pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa

Alunos do projeto Música para Todos se apresentam no Centro da Música. Foto: Divulgação

Alunos do projeto Música para Todos se apresentam na próxima terça-feira (10), às 14 horas, no Centro da Música. A apresentação é gratuita, aberta ao público e integra a programação da Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário, promovida pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.


Os alunos do projeto são crianças e adolescentes com afinidade com a música e em situação de vulnerabilidade social, socioeducação ou medida protetiva. A indicação dos alunos e o acompanhamento do projeto é realizado pela Vara da Infância e Juventude. A coordenação é do músico Ricardo Corrêa.


O projeto é realizado desde 2016, possibilitando que os alunos tenham aulas direcionadas à percussão e ao aprendizado de diferentes instrumentos musicais, como violão, teclado, bateria, flauta, pandeiro, triângulo, entre outros. “O aluno é direcionado ao instrumento pelo qual tem mais empatia e sensibilidade”, explica Corrêa.


Atualmente o projeto atende cerca de 60 alunos, divididos em oito turmas, com aulas semanais no contraturno escolar. Nesses últimos 8 anos, centenas de alunos já passaram pelo projeto, sendo que vários foram instigados a formar suas próprias bandas ou a participar ativamente da vida em sociedade, integrando os grupos musicais das igrejas ou outras instituições. “É interessante perceber que alguns optam por fazer com que a música continue em suas vidas, independente se como fonte de renda ou simplesmente por trazer mais alegria”, revela o músico Ricardo Corrêa.


A juíza da Vara da Infância e Adolescência, Noeli Salete Tavares Reback, destaca a importância do projeto no desenvolvimento de habilidades e criando possibilidades para os alunos. “Muitas crianças e adolescentes estão se descobrindo a partir da música. Alguns já começaram, inclusive, a compor. Com isso, a música se torna também uma forma de expressão e interação, colaborando para criar novas perspectivas”, aponta.


O projeto Música para Todos têm a edição desse ano aprovada pelo Promific – Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura, e conta com o patrocínio da empresa Belgotex do Brasil, através da destinação de IPTU. A empresa apoia e patrocina o projeto desde seu terceiro ano de atividade.


A assistente de Marketing da Belgotex, Bruna Pedroso, afirma que a empresa testemunha como a iniciativa do projeto transforma a vida das crianças e adolescentes. “Ficamos muito felizes em fazer parte desse trabalho. Para nós, é fundamental o apoio a projetos culturais que promovem o aprendizado e a expressão, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. É um esforço valioso e inspirador", conclui.


Da Assessoria

Comments


bottom of page