• Redação

UEPG participa do 2º Encontro Estadual de Docência Universitária

O objetivo do encontro é incentivar o diálogo qualificado sobre as práticas docentes e metodologias pedagógicas para a melhoria contínua das atividades e dos modelos de ensino

Com foco na diversidade da educação superior, a programação será composta por mesas-redondas e palestras sobre prática docente. Foto: Jéssica Natal


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Programa Docência no Ensino Superior (DES), participa, nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), do 2º Encontro Estadual de Docência Universitária. O evento discute os desafios em tempos de aprendizagens complexas, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (01), aqui.


A iniciativa é organizada em parceria com Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (Gepe) da UEL e Programa Entredocentes da Unicentro. “O Encontro estadual de Docência Universitária tem por objetivo refletir sobre a formação continuada do professor e seu desenvolvimento profissional”, explica a coordenadora do DES, Graciete Tozetto Góes. No contexto universitário, os professores desenvolvem diferentes atividades no ensino, pesquisa e extensão.


O objetivo do encontro é incentivar o diálogo qualificado sobre as práticas docentes e metodologias pedagógicas para a melhoria contínua das atividades e dos modelos de ensino, no atual cenário social. “A formação específica nas diferentes áreas do conhecimento é atendida na formação inicial, pós graduação, mas a formação pedagógica não. Portanto, a temática é relevante para todos aqueles que atuam no âmbito do ensino, com a preocupação de qualificar sua prática docente”, completa Graciete.


Com foco na diversidade da educação superior, a programação será composta por mesas-redondas e palestras sobre prática docente. Dentre os convidados, a UEPG será representada pela a professora do Departamento de Pedagogia, Maiza Taques Margraf Althaus, que irá debater o ‘Processo didático pedagógico: prática docente e inovação no ensino superior’. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).


Da Assessoria