top of page
  • Foto do escritorRedação

CulturAção encerra atividades deste ano nesta sexta-feira (15)

O projeto se destacou ao longo dos anos por seu compromisso em valorizar e promover as diversas expressões artísticas da região

Nesta temporada, as atividades limitaram-se apenas no portal de notícias culturacao.com. Foto: Reprodução


Nesta sexta-feira (15), o portal de notícias especializado em cultura, culturacao.com, encerra suas atividades para o ano de 2023, marcando um capítulo significativo na cena cultural de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Site criado por Hurlan Jesus, jornalista, professor, historiador e entusiasta da cultura local, o portal foi criado em 2021 como parte do amplo projeto CulturAção, que engloba também o Programa CulturAção na TV, idealizado pelo produtor cultural, Edson Silva em 2015.


"Hoje encerramos um ciclo repleto de realizações e desafios. O culturacao.com foi uma jornada incrível, um espaço que buscamos para dar voz à riqueza cultural da nossa região. Agradeço a todos que contribuíram e acreditaram nesse projeto conosco", declara Hurlan Jesus, jornalista responsável pelo portal.


O portal se destacou ao longo dos anos por seu compromisso em valorizar e promover as diversas expressões artísticas da região. O culturacao.com tornou-se um espaço fundamental, servindo como porta-voz e plataforma para artistas, músicos e outros talentos locais, proporcionando visibilidade e reconhecimento a esses profissionais.


Ao longo do ano, o culturacao.com contou com uma equipe reduzida, composta inicialmente por Hurlan Jesus e Mayara Pontes. Posteriormente, Mayara se afastou e Kamila Ferreira entrou no projeto, além dos colunistas do site, que contribuíram para a produção de conteúdo específico.


Destacando-se não apenas como um portal de notícias, mas como uma fonte de informação cultural, o culturacao.com estabeleceu parcerias estratégicas com importantes veículos de comunicação da cidade, como aRede, BNT, comVc e D'PontaNews. Além disso, o portal desempenhou o papel de porta-voz das notícias relacionadas à educação e cultura das instituições de ensino superior, além de instituições culturais públicas e privadas de Ponta Grossa e região.


Programa CulturAção

O Programa CulturAção na TV infelizmente, neste ano, obstáculos burocráticos inviabilizaram a retomada do programa na TV Educativa. Edson Silva, criador do programa e diretor geral do projeto, lamentou as dificuldades enfrentadas devido às mudanças na gestão da TV Educativa, destacando as questões burocráticas como principal impedimento.


"O CulturAção sempre foi um projeto movido pela paixão pela cultura local. Infelizmente, enfrentamos desafios burocráticos que impediram a continuidade do Programa CulturAção na TV Educativa este ano. Mas seguimos firmes na busca por novas oportunidades para levar a cultura da nossa região a um público mais amplo", ressalta Edson Silva.


Quanto ao futuro do culturacao.com e do Programa CulturAção na TV Educativa em 2024, a incerteza paira sobre a possibilidade de retorno. Edson Silva ressaltou que a continuidade do projeto depende significativamente de patrocínios diretos que garantam a viabilidade ao longo do ano, assim como da aprovação em editais de incentivo à cultura. Em suas palavras: "A volta não é segura, pois necessitamos de apoio financeiro consistente e aprovações em editais para assegurar a continuidade do CulturAção em 2024".


Neste ano, assim como nos demais, o projeto se manteve graças ao Projeto Municipal de Incentivo à Cultura (Promific) da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho de Assuntos Culturais da cidade de Ponta Grossa.


Com isso, o Projeto CulturAção deixa seu legado e a esperança de um retorno vibrante em 2024, contando com o apoio da comunidade e potenciais parceiros para manter viva a chama da cultura em Ponta Grossa e região.

bottom of page