top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG homenageia a bibliotecária Eunice Novaes

A homenagem, realizada no dia 06 de março, partiu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), como um agradecimento ao trabalho realizado desde a implementação do Repositório de Teses e Dissertações

Uma vida dedicada aos livros: UEPG homenageia a bibliotecária Eunice Novaes. Foto: Gabriel Miguel


Vinte e sete anos. Este foi o tempo em que Eunice Silva de Novaes dedicou à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Depois de uma vida profissional mergulhada nos livros, pesquisas e trabalhos burocráticos, a servidora se aposenta em 2023. A contribuição não passou em branco na semana passada, a instituição prestou homenagem a ela na reunião da Comissão de Pós-graduação Stricto Sensu (CPG).


A homenagem, realizada no dia 06 de março, partiu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), como um agradecimento ao trabalho realizado desde a implementação do Repositório de Teses e Dissertações. “Fiquei feliz e também emocionada porque nunca imaginei que fosse receber uma homenagem”, comenta a bibliotecária.

Uma vida dedicada aos livros: UEPG homenageia a bibliotecária Eunice Novaes. Foto: Gabriel Miguel

Trajetória

O Repositório é um portal online, gerenciado pela Biblioteca Central Professor Faris Michaele (Bicen), onde é possível encontrar todas pesquisas de Mestrado e Doutorado desenvolvidas na UEPG desde 2004, separadas por temática, autores e área do conhecimento. Entre 2018 e 2022, Eunice foi diretora da Bicen e aprimorou o acervo do Repositório.

Uma vida dedicada aos livros: UEPG homenageia a bibliotecária Eunice Novaes. Foto: Gabriel Miguel

Para ela, este foi um dos momentos mais marcantes da sua carreira. “Quando recebi o convite [para a direção da Bicen], confesso que demorei para acreditar no que estava acontecendo. Foi uma grande realização na minha vida profissional e pessoal”, comenta. Após mais de duas décadas de atuação, o sentimento é de dever cumprido. “O que fez meu trabalho ser maravilhoso foi atender os alunos, e cada atendimento é singular. Por isso, considero que encerrei minha trajetória com chave de ouro”, comemora.


Eunice descobriu seu interesse por livros e por bibliotecas ainda na infância em Londrina, sua cidade natal. “Não tínhamos livros em casa, então, quando comecei a desenvolver o hábito de leitura na escola, passei a frequentar a Biblioteca Municipal de Londrina e lá me interessei pela profissão”, recorda.


A servidora tem um currículo extenso na área de atuação: formou-se em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, em 1996, mudou-se para Ponta Grossa após ser aprovada em concurso da UEPG. Ao chegar na instituição, a bibliotecária trabalhou na Bicen em um momento em que todo o processo de empréstimo de livros e controle de acervo eram feitos de forma manual. Eunice estava lá quando o órgão passou a ser informatizado, na implementação dos acervos virtuais, na construção da Biblioteca do Campus Uvaranas, além de outros momentos marcantes.


Declarações

Colega de trabalho durante vinte anos, a atual diretora da Bicen, Maria Lucia Madruga, afirma que trabalhar com Eunice foi uma experiência gratificante. “Para ser um bom bibliotecário, a âncora das virtudes é a paixão pela informação, algo que não falta para a Eunice”, conta.

Uma vida dedicada aos livros: UEPG homenageia a bibliotecária Eunice Novaes. Foto: Gabriel Miguel

O diretor de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, Jeverson Machado do Nascimento, reforça que é visível o amor de Eunice pela UEPG e que a admira pelo seu comprometimento com o trabalho, com os livros e com as pessoas. “Há dez anos, quando entrei para a Bicen, nós trabalhávamos juntos e aprendi com ela tudo sobre o trabalho na Biblioteca”.


O reitor, professor Miguel Sanches Neto exaltou, durante a homenagem, a importância do trabalho de Eunice para a UEPG e agradeceu pela sua contribuição na formação dos alunos. “Obrigado por cuidar de nós, dos estudantes e dos livros”, declarou. Durante a cerimônia, ele entregou à servidora uma placa comemorativa que cita uma frase que, segundo Eunice, tem grande impacto na sua vida: “Nós vivemos para os livros. Doce missão neste mundo dominado pela desordem e pela decadência”, frase contida no livro ‘O Nome da Rosa’, do filósofo Umberto Eco.


O pró-reitor da Propesp, Giovani Fávero, conta que conheceu Eunice quando ainda era acadêmico do curso de Farmácia e ela trabalhava na Biblioteca do Bloco M, do Campus Uvaranas. “Desde quando eu a conheci, ela sempre se mostrou solidária. Desde ensinar sobre as normas de ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas], para trabalhos acadêmicos, até o trato diário e a ajuda para a escolha de livros, ela se faz presente e contribui com seu conhecimento amplo para o desenvolvimento de pesquisas”.


Entre sorrisos, abraços e mensagens de agradecimento recebidos de todos os professores presentes na reunião, o sentimento que fica para Eunice é só um: gratidão. “Foi uma trajetória muito bonita. A instituição me proporcionou oportunidades e novos conhecimentos”, finaliza.

Uma vida dedicada aos livros: UEPG homenageia a bibliotecária Eunice Novaes. Foto: Gabriel Miguel

Da Assessoria

Comments


bottom of page