top of page
  • Foto do escritorRedação

Peça do Rio de Janeiro encerra 'Mostra Adulto' do 50º Fenata

Monólogo 'Cão Chupando Manga' encerrou a principal categoria competitiva do festival em Ponta Grossa

Espetáculo contou com a participação do público até no palco. Foto: Luciane Navarro


A peça 'Cão Chupando Manga', da companhia 'Teatro de Anônimo' do Rio de Janeiro (RJ), encerrou em grande estilo a mostra competitiva da 50ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na noite deste sábado (12). Parte do público participou da peça, assistindo em cima do palco.


Combinando teatro, circo, dança e artes plásticas, 'Cão chupando manga' é um jogo poético, sustentado pela técnica da palhaçaria e pela arte da bufonaria. O ator Fábio Freitas conversa com a plateia e reflete sobre as humanidades. O artista que envelhece se compara a um cachorro vira-lata (daí o nome da peça), que vaga sem pressa pelas ruas, observa pessoas e cheira coisas, mas que também sabe se colocar em posição de ataque quando vê ameaçada a sua dignidade.


Na noite de encerramento (domingo, 13), o Fenata traz 'O Grande Circo Místico', além da premiação aos vencedores da mostra competitiva (Mostras Adulto e Infantil). A obra é inspirada no poema de mesmo nome do poeta Jorge de Lima, do livro A Túnica Inconsútil (1938), foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 1982. A estreia ocorreu no Guairão, em março de 1983, e foi enorme sucesso no Brasil inteiro. A produção e realização deste espetáculo tem a parceria do Projeto Broadway – a primeira escola de teatro musical no Paraná.


Apoio

A Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), com patrocínio da GMAD, Deragro – empresa do Grupo Lavoro, Belgotex do Brasil, Tratornew e Shopping Palladium. Conta ainda com o incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O Fenata tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Marista Pio XII, Fecomércio – Sesc Estação Saudade e Museu Campos Gerais; e promoção da RPC.


Da Assessoria

Comments


bottom of page