top of page
  • Foto do escritorRedação

Manifestantes fazem ato em defesa da democracia em PG

Durante a manifestação foi feita a Leitura Pública da Carta Nacional aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito

A noite gelada desta quinta-feira (11) não afastou a população que compareceu no ato em defesa da Democracia. Foto: Luana Caroline do Nascimento


Na última quinta-feira (11), em pelo menos 50 cidades do país aconteceram diversas manifestações em Defesa da Democracia por eleições livres, por direitos sociais, contra a violência, o desemprego e a fome. Em Ponta Grossa, o ato aconteceu a partir das 18h na Praça Santos Andrade, entrada da UEPG Campus Central. Durante a manifestação foi feita a Leitura Pública da Carta Nacional aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito.


A Carta em Defesa da Democracia, lançada no dia 26 de julho passado por juristas de São Paulo e pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), teve leitura simbólica nesta quinta-feira (11), nas escadarias do prédio da Faculdade de Direito, no Largo de São Francisco, região central de São Paulo. A leitura pública do documento contou com adesão em nível nacional. A Carta disponível na internet já conta com mais de 800 mil assinaturas.


A Carta em Defesa da Democracia denuncia os riscos do País com as constantes ameaças do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de ataques às Instituições do Estado Brasileiro em ano de eleições gerais, principalmente ao sistema eletrônico de votação.


A chamada denuncia ainda que “106,3 milhões de brasileiros estão vivendo hoje com R$13,83 por dia. 10,6 milhões, o que equivalente a 5% da população, vivem com R$1,30 por dia. Um empobrecimento histórico, segundo os dados do IBGE”.


A organização do evento denuncia também “a precarização da Educação em todos os níveis, contra a reforma do ensino médio, contra o autoritarismo e censura nas Universidades Públicas e contra todas as formas de precarização do trabalho”. E no contexto do Paraná, o texto da convocatória para o ato em Ponta Grossa pediu a “revogação da Lei Geral das Universidades (LGU), que impõe o fim das universidades estaduais”.


Confira as imagens do evento realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Fotos: Luana Caroline do Nascimento


bottom of page