top of page
  • Foto do escritorRedação

Livro infantil paranaense é novidade nas prateleiras do 'Pegaí'

'O pintinho ruivo de raiva', do autor paranaense Anderson Novello, será disponibilizado ao longo desta semana

O cenário se passa nos anos 80 e faz várias menções à época. Foto: Bruna Wambier/Pegaí


Uma história sensível, repleta de memórias afetivas e um vocabulário inteligente com pitadas de humor e trocadilhos divertidos. Isso é apenas o começo da narrativa que norteia o livro 'O pintinho ruivo de raiva', do autor paranaense Anderson Novello. O título será disponibilizado nesta semana em todas as Estantes Pegaí, e ainda, no projeto Alimentando Mentes.


Lançado pela Cortez Editora, 'O pintinho ruivo de raiva' traz ilustrações belíssimas da artista Bruna Assis Brasil e conta a história da Galinha Ruiva, uma mãe com um coração nostálgico, que ao se deparar com algumas correspondências e fotografias antigas resgata lembranças que recordam a infância alegre do seu filho, Alonso. Imergida por um sentimento de saudade, ternura e amor, ela resolve então escrever uma carta, remetendo às memórias da época em que seu filho era apenas uma criança. “Esse é o meu segundo livro. É uma homenagem a uma das histórias que eu mais amava nos tempos da infância, chamada “A galinha ruiva”, um clássico da literatura universal para crianças. É uma espécie de continuidade da história, pois o livro faz muitas referências ao clássico. A inspiração está nos ‘quintais’ da minha infância”, conta o autor.


Embora seja um livro da literatura infantil, 'O pintinho ruivo de raiva' traz em suas páginas muitas referências subliminares, as quais adultos podem se identificar. A síndrome do ninho vazio, por exemplo, é uma delas. O cenário se passa nos anos 80 e faz várias menções à época. Para Novello, tudo que interessa ao ser humano está no gênero literário. “Adultos deveriam ler (muito) a Literatura Infantil em geral. No caso específico do “Pintinho Ruivo”, recebo muitas devolutivas positivas de adultos, dizendo que se emocionaram com a história, principalmente “mamães”. Algumas dizem que é uma história sobre a “síndrome do ninho vazio”, destaca o autor. Ele ressalta que foi uma criança apaixonada por livros, e que isso acabou por repercutir em um dos seus principais temas de interesse que é a formação do leitor.


No total, serão disponibilizados cinco mil exemplares do título. O autor, a ilustradora e a editora cederam os direitos de impressão do livro ao Instituto Pegaí Leitura Grátis. Esse é o segundo título de Novello com tiragem impressa nas Estantes Pegaí. “A maior realização de um escritor é ser lido. É quando seu livro encontra os leitores. O Instituto Pegaí promove essa aproximação entre livros e leitores de forma brilhante. É a parceria perfeita!".


Da Assessoria

Comments


bottom of page