• Redação

Exposição da Proex-UEPG reflete conceito de paisagem urbana

A exposição reúne mais de 15 obras do artista Renato Torres, desenvolvidas em técnicas de pintura, linóleo, xilogravura, serigrafia, água tinta, entre outras

Exposição virtual da Proex-UEPG reflete conceito de paisagem urbana. Foto: Jéssica Natal



A paisagem urbana ganhou novas reflexões com “Paisagens Noturnas”, exposição virtual promovida pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG). A exposição reúne mais de 15 obras do artista Renato Torres, desenvolvidas em técnicas de pintura, linóleo, xilogravura, serigrafia, água tinta, entre outras.


Em uma de suas obras, o artista retrata a cidade de São Paulo durante a noite. “Como havia acabado de chegar da capital paulista, não conseguia esquecer o que tinha vivenciado. Percebi que durante a noite as cores sumiam e aos poucos tudo se tornava parecido, virando só luz e escuridão”, conta Ricardo. Em um olhar distante, o artista precisava de um tempo para reconhecer cada prédio. “Nessa busca, as irregularidades das luzes deixavam a paisagem noturna muito mais atraente”.


O curador Nelsom Brissac Peixoto explica que a opção por paisagens noturnas implica no enfrentamento de certa ambiguidade da imagem. “A luz que encanta está ao lado da escuridão que gera medo. Portanto, a percepção das imagens pode ocasionar tanto o deslumbramento quanto a insegurança”, destaca.


Ao longo de cada obra, a luz se destaca em contraste com o preto predominante das imagens, induzindo o observador a encontrar espaços entre a opacidade das formas, conforme ressalta o curador. “O olhar precisa percorrer todos os trabalhos para descobrir detalhes, ângulos, perspectivas, vazios, solidão e, talvez, um pouco de afeto, em um constante diálogo com questões latentes na contemporaneidade”, completa.


A exposição pode ser vista no link aqui.


Da Assessoria