top of page
  • Foto do escritorRedação

Coro Tons e Cores se apresenta na Proex-UEPG com repertório francês

Atualizado: 25 de set. de 2023

O evento tem como atração principal a apresentação seis músicas de repertório francês

Coro Tons e Cores se apresenta na Proex-UEPG com repertório francês. Foto: Maurício Bollete

O coro infantojuvenil Tons e Cores apresenta, nesta segunda-feira (25), o concerto Les Couleurs de l’ Enfance, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). Com início às 19h30, evento tem como atração principal a apresentação seis músicas de repertório francês. O coro Tons e Cores Master, composto pelos pais e familiares dos cantores, também terá participação especial.


O professor Ronaldo da Silva está como regente do projeto desde o início, com auxílio de acadêmicos bolsistas do Curso de Licenciatura em Música. “Quando planejamos o repertório para 2023, fizemos o convite à professora Rita de Cássia Just, do curso de Letras Português/Francês, para estabelecermos uma parceria”, explica.


O projeto ‘Sensibilização à Língua Francesa’ ofereceu aulas de francês para cantores do coro. Professores envolvidos no projeto e acadêmicos bolsistas se inscreveram no Programa Paraná Fala Francês para também terem conhecimento inicial do idioma. “Assim, planejamos que faríamos um concerto especial durante o ano em que cantaríamos um repertório em francês”, conta o professor.


A expectativa para apresentação é alta, segundo Ronaldo. “Creio que o concerto será muito bonito, tendo como foco todo o processo de aprendizado em que estamos passando, tanto cantores como regentes”. Para ele, relações interdisciplinares estão sendo estabelecidas no processo de preparo. “Vai muito além de uma nota afinada ou de uma pronúncia correta”, ressalta.


O coro faz parte do projeto de extensão ‘Educanto: educação musical por meio do canto coral para crianças e jovens’, criado em 2016, para atender inicialmente 180 crianças do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). Em 2018, o Tons e Cores nasceu como forma de ensino a crianças de toda a cidade, entre 07 a 12 anos. Durante a pandemia, mesmo de modo virtual, o Educanto criou o Coro Entre Tons, para adolescentes e jovens a partir de 13 anos.


A participação do Tons e Cores Master, chamado de Coral de Pais, também será especial, segundo o regente. “Pensando nas atividades que os pais desempenham, como levar os filhos nos ensaios, decidimos criar esse coro especialmente para esse concerto”. A apresentação será com músicas regidas pela egressa Ana Cristina Maia Wurmli, acompanhada ao piano pelo acadêmico Fernando Mongruel Antunes. “Será um concerto para que possamos nos deliciar com música brasileira e francesa, num ambiente acolhedor”, finaliza Ronaldo.


Foto: Maurício Bollete


Da Assessoria

コメント


bottom of page