• Redação

Banda Blindagem será destaque no 34º FUC

Nesta edição, o evento retoma seu caráter 100% presencial, após o período da pandemia

Banda Blindagem será destaque no 34º FUC. Foto: Divulgação


A 34ª edição do Festival da Canção (FUC) conta com apresentação especial da Banda Blindagem. Promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), o FUC acontece no próximo sábado (11), a partir das 19h no Cine-Teatro Ópera. Nesta edição, o evento retoma seu caráter 100% presencial, após o período da pandemia.


Além da apresentação das 12 composições selecionadas, que competirão por premiação no Festival, a Banda Blindagem promete trazer rock aos palcos do FUC e animar a noite com uma apresentação especial. A diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi, destaca que o retorno às atividades presenciais traz novo fôlego ao evento. “Teremos músicas inspiradoras e poderemos viver a emoção de estar no teatro assistindo ao vivo 12 músicos diferentes e um grande show com a Banda Blindagem”.


Para a Banda Blindagem, este também será um momento especial. O show, no 34º Festival Universitário da Canção, marca três acontecimentos importantes para a banda: é o primeiro show pós-pandemia, celebra os 40 anos do primeiro LP (gravado em 1981 e lançado em 1982) e a estreia de Willian Vox, que assume a responsabilidade de estar no lugar do eterno vocalista Ivo Rodrigues.


Paulo Teixeira, guitarrista da Blindagem, afirma que a banda está com grandes expectativas para o retorno aos palcos. “Depois de mais de 40 anos vivendo esse sonho maravilhoso que é a nossa banda, estamos vibrando como se fosse nossa primeira apresentação. Na verdade é. Estivemos ausentes e não fomos os únicos. Todos sofremos com a saudade de estar juntos e abraçar. Agora, como dizemos entre nós, renovamos os votos. Votos de amizade e de fidelidade ao rock and roll. E somos muito gratos a Ponta Grossa, onde já tocamos muitas vezes e temos muitos fãs”, conta o guitarrista.


“O FUC é um festival que podemos ler ‘FESTAval’ pela alegria e a importância de ver novos talentos mostrando suas composições. Novos artistas precisam de espaço e de um público interessado e disposto a ouvir novos temas. Estamos carentes de novas tendências. Devemos ficar atentos, pois com certeza ouviremos muita música de qualidade”, compartilha Paulo Teixeira, sobre suas expectativas para o evento. O músico ainda complementa com um convite ao público: “É um momento de muita importância para a banda Blindagem.

Queremos ver o teatro lotado, rever amigos e convidar a cidade inteira para esse momento festivo. Com certeza, um evento imperdível, que dará muitos frutos artísticos e, pra nós, a oportunidade de mostrar nossa música e matar a saudade. Então, fica aqui o convite. Quem perder, não adianta chorar depois”, enfatiza.

Banda Blindagem será destaque no 34º FUC. Foto: Divulgação

Ingressos

Até esta sexta-feira (10), é possível adquirir ingressos no prédio da Proex, das 8h às 17h (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 – Centro). No dia do evento, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Cine-Teatro Ópera a partir das 18h. O valor do ingresso é R$20,00 e a meia entrada R$10,00.


O Rock, irreverência e história da Blindagem

A Banda Blindagem, fundada no final da década de 70, sagrou-se referência paranaense do rock. Considerada a banda mais conhecida do Paraná, a Blindagem foi a primeira do estado a conseguir destaque nacional, eternizada por Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo), Paulo Teixeira (guitarra) e Rubén “Pato” Romero (bateria). Willian Vox recentemente passou a assumir o comando do vocal, posto até então gravado por Ivo Rodrigues em toda a discografia da banda.


O primeiro LP, “Blindagem”, com o selo da Continental Records foi lançado em 1982. Em 1990, o LP foi reeditado com a música Verdura, de Paulo Leminski, e Se Houver Céu, também do poeta curitibano e com sua própria voz. Leminski tem importância fundamental na história da banda, que gravou 11 músicas feitas em parceria com o poeta.


O primeiro DVD da banda foi lançado em junho de 2008: “Rock em Concerto – Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná”, gravado ao vivo na primeira apresentação do Rock em Concerto, em setembro de 2007.


Da Assessoria