• Redação

ASI-UEPG oferta curso introdutório de Florais de Bach

Atualizado: 11 de abr.

As aulas serão ministradas nos dias 11 e 12 de abril, das 08h às 12h, no Centro Integrar (antigo PDE), no Campus Uvaranas

ASI-UEPG oferta curso introdutório de Florais de Bach. Foto: Jéssica Natal

O Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG) realiza na próxima semana o curso de introdução aos Florais de Bach. As aulas serão ministradas nos dias 11 e 12 de abril, das 08h às 12h, no Centro Integrar (antigo PDE), no Campus Uvaranas, para a comunidade acadêmica e externa da UEPG.


No curso, a ministrante, professora Dionezine de Fátima Navarro, aposentada do Departamento de Farmácia da UEPG, apresenta a Introdução à Terapia Floral de Bach. “As emoções têm um papel muito importante no desenvolvimento das doenças”, explica. “A terapia Floral de Bach tem esse mecanismo de ação e de cura. Se tratam as emoções impedindo que elas se transformem em doenças no corpo físico”, esclarece.


Segundo a professora, a terapia, proposta pelo homeopata inglês Edward Bach (1886-1936), se baseia em observações de que o tratamento psicológico dos pacientes colabora de maneira positiva para a cura de doenças, e as flores, por sua vez, auxiliam no equilíbrio emocional. “Ele descobriu 38 essências de flores que trabalham os 38 estados emocionais e que podem se desequilibrar causando emoções negativas”, conta.


“Ela trata a tristeza, a depressão, os medos, fobias, culpas, a autoestima, incertezas diante da vida”, explica Dionezine, sobre os benefícios dos medicamentos florais. A professora explica ainda, que trata-se de um medicamento fitoterápico: “Quando uma pessoa se dispõe a fazer esse tipo de tratamento, na verdade ela está tomando um medicamento fitoterápico, um medicamento obtido a partir da natureza, não é um medicamento químico nem alopático, porque usa apenas os elementos da natureza para tirar a essência dessas flores”. A professora destaca que também serão orientados o uso e indicação de cada uma das essências apresentadas no curso.


A oficina é ofertada pelo ASI-UEPG, pois os remédios florais estão no catálogo das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não é necessário conhecimento prévio e o material necessário será fornecido durante a aula. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através de formulário online: https://forms.gle/7UzKhN1dMvZWepNj6.

Foto: Divulgação

Da Assessoria