top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Com o objetivo de promover integração entre comunidade universitária e externa, o evento traz atividades de arte, leitura, música e de saúde nos três dias

UEPG promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Foto: Jéssica Natal


A Biblioteca Central Professor Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG) promove, de 24 a 26 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Com o objetivo de promover integração entre comunidade universitária e externa, o evento traz atividades de arte, leitura, música e de saúde nos três dias. A programação acontece na Bicen Campus Uvaranas, com cronograma que abrange manhã, tarde e noite.


A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é evento instituído por decreto em todo território nacional, conforme destaca a diretora da Bicen, Maria Lúcia Madruga. “É uma data comemorativa, com colaboração de todos os servidores das Bibliotecas (Uvaranas e Centro), que visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais”.


As atividades da Semana são diversas – troca de figurinhas da Copa do Mundo; apresentação de tango; exposição de arte; contação de história; jogo de xadrez gigante; roda de conversa; oficina; e premiação dos usuários que mais fizeram empréstimos durante o ano. Os horários das atividades estão descritos no link aqui. Além das ações do cronograma, o evento ainda conta com o ônibus de vacinação no município, que estará estacionando em frente à Bicen de Uvaranas, dia 25, das 9h às 17h, com a presença do Zé Gotinha.


Segundo Maria Lúcia, promover um evento que envolve a comunidade estimula a leitura. “Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita. O gosto pela da leitura é de extrema importância para termos cidadãos com senso crítico e abertos a debates e para uma sociedade desenvolvida democrática”, ressalta. O papel da biblioteca é primordial para o acesso à informação, segundo ela. “A biblioteca deve ser um espaço democrático, onde ideias possam ser divulgadas, geradas e compartilhadas. Esperamos que a comunidade acadêmica e externa participe da atividade e que essa data faça parte do calendário oficial de atividades da Bicen”.


Interessados em participar podem preencher o formulário para ter direito ao certificado, aqui.



Da Assessoria

bottom of page