top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG participa de Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências

O evento encerra nesta sexta-feira (06) e debate desdobramentos político-sociais sobre a valorização do conhecimento, com pesquisadores de todo o Brasil

UEPG participa de Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Foto: Jéssica Natal

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), estão em Caldas Novas, Goiás, para o 14º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências (Enpec). O evento encerra nesta sexta-feira (06) e debate desdobramentos político-sociais sobre a valorização do conhecimento, com pesquisadores de todo o Brasil.


A caravana da UEPG marcou presença em atividades como apresentação de trabalhos sobre cinema, teatro científico, imagens em museus, identidade de gênero e discussões sobre a neutralidade na ciência; oficinas; escola de formação; e lançamento de coleções e livros no formato e-book.


O Enpec é o maior evento de pesquisa sobre ciências e, nesta edição, recebeu cerca de 1.500 participantes. “Lançamos oito livros na área e nosso grupo de pesquisa apresentou cerca de dez trabalhos. Houve muita troca de experiências e possibilidades concretas de intercâmbios e parcerias”, comemora a professora Josie Agatha Parrilha da Silva, líder da caravana da UEPG.


Com foco na ciência, o evento ganhou a contribuição do grupo da UEPG com assuntos que relacionam o tema com a arte. “Nós conseguimos levar o nome da instituição e nossas pesquisas para o Brasil todo”, completa Josie. O professor Nelson Silva Júnior realizou uma oficina sobre o cinema como instrumento didático pedagógico no ensino da ciência. “Recebemos um número bem expressivo de pessoas de diferentes áreas”, explica. Segundo ele, a participação já rendeu convite para outros locais do Brasil. “Fizemos uma apresentação de forma interdisciplinar, unindo o ensino de ciências com a arte, então foi uma experiência muito rica”.


Lançamentos

Durante o Enpec, além dos livros físicos, duas obras em formato e-book foram divulgadas pela UEPG: Coleção “Arte&Ciência”, que marca os dez anos de criação do grupo de pesquisa Interação Entre Arte, Ciência e Educação (Interart); e Coleção “Leitura de Imagem”, criada a partir de discussões desenvolvidas no PPGECEM e na Pós em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Os livros estão disponíveis no link aqui.


Participam da caravana do PPGECEM a professora Josie Agatha Parrilha da Silva; o professor Nelson Silva Júnior; a professora Bettina Heerdt, da Unicentro; os orientandos Cristiane Aparecida Mika, Martin Moreira Alves, Hellen Vanessa da Silva Lopes, Andréa do Carmo Bruel de Oliveira, Giovanna Mattioli e Renan Sota Guimarães; a professora Bettina Heerdt (Unicentro); e o professor Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM).


Da Assessoria

Comentarios


bottom of page