top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG está entre as melhores do Paraná, segundo ranking da Folha

O RUF é uma avaliação anual realizada pelo jornal Folha de São Paulo, que classifica e pontua 203 universidades públicas e privadas em funcionamento no Brasil

UEPG está entre as melhores do Paraná, segundo ranking da Folha. Foto: Arnaldo Alves

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi eleita a terceira melhor universidade estadual do Paraná pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2023). No ranking geral, a UEPG aparece na 36º posição, com uma pontuação de 73,65 pontos. O RUF é uma avaliação anual realizada pelo jornal Folha de São Paulo, que classifica e pontua 203 universidades públicas e privadas em funcionamento no Brasil, a partir de uma série de critérios avaliativos.


O maior destaque está na categoria Internacionalização, onde a UEPG está em primeiro lugar entre as estaduais do Paraná. A avaliação neste segmento se deu com base na quantidade de citação e coautoria de professores da instituição em pesquisas internacionais. A UEPG também figura como a terceira melhor estadual do Paraná no quesito Pesquisa, ocupando a 39ª posição no ranking.


Os critérios utilizados pelo RUF para avaliar as instituições são: Pesquisa, Ensino, Internacionalização, Inovação e Mercado. A UEPG aparece acima da centésima posição em todas as categorias, quando analisadas individualmente. A busca pelas universidades em revistas científicas é critério base para várias categorias do ranking. Também leva-se em conta, para a elaboração da média, a nota da universidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); o número de docentes na instituição e suas titulações; total de patentes e parcerias com o setor privado; e pesquisas de opinião, feitas pelo Datafolha, com docentes e empresários da região.


Para conferir a lista completa das universidades avaliadas pelo RUF e os detalhes sobre os critérios de avaliação, clique no link.


Da Assessoria

Comments


bottom of page