top of page
  • Foto do escritorRedação

PSS da UEPG tem mais de 16 mil inscritos

O PSS é voltado para alunos dos três anos do Ensino Médio, com provas em 29 de outubro

Para o PSS de 2023, são 16.233 inscritos, sendo 8.373 para a primeira etapa (PSS I), 5.203 para o PSS II e 2.746 para a etapa final (PSS III). Foto: Aline Jasper

O número de inscritos no Processo Seletivo Seriado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PSS-UEPG) aumentou 6% com relação ao ano de 2022. Somente nos cursos de Licenciatura, o aumento nas inscrições foi de 15%. O PSS é voltado para alunos dos três anos do Ensino Médio, com provas em 29 de outubro.


Os números são resultado de um esforço institucional por incentivar os cursos de Licenciatura, com o Projeto Vaga Ociosa Zero (VOZ). O projeto, capitaneado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), busca preencher todas as vagas dos cursos da UEPG. A isenção da taxa de inscrição para todos os cursos de licenciatura foi aprovada pelo Conselho de Administração em maio deste ano.


A Licenciatura é uma modalidade de curso que prepara os alunos para a docência em determinada área do conhecimento. A UEPG oferta os cursos de graduação em Licenciatura em Artes Visuais; Ciências Biológicas; Educação Física; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Música; Pedagogia; e Química. Após formados, os profissionais poderão atuar em sala de aula no Ensino Básico.


Quem vai fazer o PSS?

Para o PSS de 2023, são 16.233 inscritos, sendo 8.373 para a primeira etapa (PSS I), 5.203 para o PSS II e 2.746 para a etapa final (PSS III). Segundo levantamento socioeconômico realizado pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), a maior parte dos inscritos no PSS III é do Paraná (89,95%), cerca de metade (48%) cursou o Ensino Médio em escola pública, e 74% não frequentou cursinho preparatório para o Vestibular. Para 62% dos inscritos, essa é a primeira vez que realiza um concurso para ingressar na universidade.


O Processo Seletivo Seriado reserva até 25% das vagas nos cursos de graduação. O candidato é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de três provas com questões objetivas e redação. Na última etapa do processo (PSS III), o candidato opta por um dos 39 cursos ofertados pela instituição.


Inscrições do Vestibular

Até 05 de outubro, estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da UEPG. As provas serão em 26 de novembro (manhã e tarde), em quatro cidades: Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Cascavel. Informações sobre conteúdo programático, obras literárias e gêneros de redação estão em cps.uepg.br/vestibular.


Da Assessoria

Comments


bottom of page