top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Projeto 'Assim nasce um escritor' movimenta escolas de PG

O projeto prevê através de oficinas o conhecimento de todo o fluxo e cadeia produtiva de um livro, e trabalha com aproximadamente 100 crianças

Idealializado pela escritora Dione Navarro, projeto visa o estímulo da leitura e da escrita para crianças ponta-grossenses. Foto: Divulgação



Contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), o projeto “Assim nasce um escritor” proposto pela escritora Dione Navarro tem o propósito de aproximar crianças à literatura, motivando alunos de escolas municipais e estaduais à uma produção literária individual, fazendo com que a criança se sinta protagonista da sua própria história e quem sabe futuramente ser um escritor. O projeto prevê através de oficinas o conhecimento de todo o fluxo e cadeia produtiva de um livro, e trabalha com aproximadamente 100 crianças. São 25 de cada escola que aprendem quatro gêneros poéticos diferentes, como poesia, crônica, trova e haicai. Cada gênero é trabalhado em uma escola diferente.


A proposta prevê três etapas, sendo a primeira a produção literária de cada aluno, depois a elaboração de um livro com os textos compilados e por último, o lançamento da obra literária no Sesc Estação Saudade, com uma tarde de autógrafos com os mini escritores, fazendo com que eles se sintam os protagonistas de uma obra literária.


Sendo desenvolvido desde o começo do ano, o projeto realizou oficinas de poesia no Colégio Estadual General Osório, crônicas no Colégio Estadual Monteiro Lobato, trovas na Escola Municipal Plauto Miró Guimarães e haicais na Escola Municipal Maria Laura, onde se resgatou verdadeiros talentos infantis.


Nas oficinas, durante toda a fase de construção dos textos, os alunos mostraram grande criatividade escrevendo verdadeiras obras de arte em forma de versos. Na tarde da última terça-feira (20), conforme previsto no projeto, os mini escritores das escolas municipais Maria Laura e Plauto Miró Guimarães, apresentaram uma linda exposição contemplando toda escola (alunos, pais e professores) para que apreciassem a sua produção de versos.


A Escola Maria Laura que trabalhou com haicais, que são pequenos poemas de três versos que buscam a inspiração na natureza, utilizou origamis com os poemas pendurados (dobraduras de animais) bastante comum na cultura japonesa, onde se originaram os haicais.

Projeto 'Assim nasce um escritor' movimenta escolas de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

A Escola Municipal Plauto Miró Guimarães preferiu pendurar as trovas produzidas por seus alunos numa teia de versos, alusão feita à uma aranha gigante que tece sua renda, como os alunos teceram sua poesia. Em ambas as escolas, com uma plateia lotada por alunos e seus familiares, toda exposição foi aplaudida e serviu de estímulo à alunos de outras turmas que possam também se dedicar à escrita.


A Escola Municipal Maria Laura, ainda contou com a apresentação musical de Silvestre Alves, escritor, cantor e compositor, cujas canções sempre têm esse perfil contemplativo da natureza, evocando o sabiá, joão-de-barro, beija-flor e lobo-guará como tema de suas melodias, que encanta as crianças.


Foto: Divulgação

Segundo Dione Navarro, escritora e proponente do projeto “Assim nasce um escritor”, o projeto foi gratificante, “Foi tão grande a receptividade das crianças para o desenvolvimento do gênero poético escolhido, que em cada oficina elas queriam, escrever mais de um, o que vai dificultar muito a escolha do qual irá para o livro, já que todos são encantadores e mostraram a sensibilidade e emoção que existe na alma infantil quando ela para e percebe o borbulhar do cotidiano à sua volta”, explica a proponente.


A próxima etapa é a editoração do livro que será realizado pela ABC Projetos Culturais e recursos da Continental (empresa local) com previsão de lançamento até a metade do ano, onde Ponta Grossa irá conhecer os seus 100 novos escritores. “E eu me encanto com cada verso que essas crianças escrevem. Elas têm a poesia na alma”, finaliza Dione Navarro agradecendo aos diretores, pedagogos e professores de cada escola, que foram os alicerces para que o projeto acontecesse.



bottom of page