top of page
  • Foto do escritorRedação

Ponta Grossa terá exposição de maquetes de Carnaval

A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura e faz parte da programação do ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’

Maquetes reproduzem, numa escala menor, um desfile de escola de samba em detalhes. Foto: Divulgação


Será aberta nesta quarta-feira (01), às 19 horas, uma exposição de maquete que mostra em miniatura todos os detalhes de uma Escola de Samba, com suas alas, carros alegóricos e fantasias. “Entre bonecos e fantasias – o minúsculo mundo do carnaval de maquete”, de Renato Garcia, estará em exibição na Unidade Cultural Ponto Azul. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura e faz parte da programação do ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’. A exposição pode ser visitada até o dia primeiro de março.


Renato Garcia trabalha com o desenvolvimento de maquetes desde 2019. Trata-se da criação de uma escola de samba nos moldes oficiais, só que em forma de maquete. “Os visitantes irão ver alas, carros alegóricos, baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, em miniatura, tentando ser o mais fiel possível a uma escola real”, explica.


A exposição é consequência de um concurso de escolas de samba de maquetes que acontece a nível nacional, segundo Renato. O artista faz parte de uma liga, a União das Escolas de Samba de Maquete (UESM), que reúne agremiações e amantes de carnaval do país inteiro. “Acontece uma competição anual das escolas de maquete, promovida pela UESM. Existe o grupo de avaliação, acesso e especial, do qual faço parte”, conta.

Maquetes reproduzem, numa escala menor, um desfile de escola de samba em detalhes. Foto: Divulgação

A maquete é composta por cerca de 450 bonecos, além das alegorias. Renato Garcia utiliza os mesmos materiais que são usados normalmente para a confecção de fantasias e adereços de carnaval, só que numa escala bem menor. “Trata-se de um trabalho grandioso e minucioso em todos os detalhes, que vai encantar a todos os visitantes”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.


O ponta-grossense Renato Garcia é licenciado em História e pós-graduado em Artes. Trabalha na rede estadual de educação há 20 anos e, paralelamente, sempre esteve envolvido com escolas de samba. Foi carnavalesco da Escola de Samba Águia de Ouro, de Ponta Grossa, por quase 10 anos. “Levei campeonatos para a escola e encerrei minha carreira como carnavalesco levando o 2º lugar para a agremiação”, lembra. Também participou de concursos de fantasias promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Desde 2019 tem investido no carnaval de maquetes.

Maquetes reproduzem, numa escala menor, um desfile de escola de samba em detalhes. Foto: Divulgação


Da Assessoria

Comments


bottom of page