top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

PG deve receber investimento de 2,3 milhões de reais para fomento à cultura

Os investimentos, de acordo com a Portaria, serão direcionados para diversas áreas culturais

Ponta Grossa deve receber investimento de 2,3 milhões de reais para fomento à cultura pela Lei Aldir Blanc. Foto: Divulgação

A cidade de Ponta Grossa, está prestes a receber um significativo investimento na área cultural. De acordo com a Portaria MINC nº 80, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (27), a cidade terá acesso a um montante de 2.339.479,31 reais, destinados ao fomento da cultura, abrangendo tanto a Política Nacional de Cultura Viva quanto outras ações culturais.


Essa alocação de recursos faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399 de 8 de julho de 2022. A PNAB tem como objetivo fortalecer o setor cultural em todo o país e, em 2023, Ponta Grossa se beneficiará diretamente desses recursos.


Os investimentos, de acordo com a Portaria, serão direcionados para diversas áreas culturais, incluindo premiações, ações continuadas, ações de circulação e difusão, formação, investimentos em territórios culturais, infraestrutura cultural e outros eventos, atividades, políticas e programas culturais locais ou nacionais.


A alocação de recursos segue critérios específicos, onde municípios que receberem valores iguais ou superiores a R$ 360.000,00 terão, no mínimo, 25% dos recursos destinados à implementação da Política Nacional de Cultura Viva.


Além disso, o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) será elaborado para detalhar as metas e ações previstas no Plano de Ação cadastrado na plataforma oficial de transferências da União, e deverá envolver a participação da sociedade civil.


O investimento não se restringe apenas à Política Nacional de Cultura Viva, pois a cidade também poderá utilizar os recursos em outras áreas da cultura, proporcionando um impulso significativo ao setor cultural de Ponta Grossa.


Portanto, esse investimento representa uma oportunidade valiosa para fortalecer a cultura local, promover eventos culturais, incentivar a formação de artistas e impulsionar a economia criativa da cidade.


Yorumlar


bottom of page