top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Peça de Michella França abre as ações de memórias à Corina Portugal

Atualizado: 24 de abr. de 2023

O projeto “134 Anos: De Corina Portugal a Maria da Penha” envolve mais de 80 pessoas, entre alunos e professores da UEPG, acadêmicos da APLA e vários artistas e escritores

Durante a apresentação da peça "O que eu deveria ser se não fosse quem sou" no CECI, Michella França usou sua arte para conscientizar e denunciar a violência doméstica. Foto: Divulgação


A noite deste último sábado (22), marcou o início das festividades em homenagem a Corina Portugal, bem como o 10º aniversário do Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI), com a apresentação de um monólogo da atriz Michella França no Teatro Ceci em Ponta Grossa.


Os eventos que celebram a memória de Corina Portugal são uma parceria entre a Academia de Letras e Artes de Ponta Grossa (Apla) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto “134 Anos: De Corina Portugal a Maria da Penha” envolve mais de 80 pessoas, entre alunos e professores da UEPG, acadêmicos da APLA e vários artistas e escritores.


Durante a apresentação da peça "O que eu deveria ser se não fosse quem sou" no CECI, Michella França usou sua arte para conscientizar e denunciar a violência doméstica. Além de incentivar as mulheres a deixar relacionamentos tóxicos e denunciar seus agressores. A apresentação trouxe emoção e uma crítica social muito importantes para o público presente.


O projeto visa ressignificar a importância da violência contra a mulher por meio de oficinas, palestras e apresentações artísticas culturais. Toda a comunidade de Ponta Grossa poderá desfrutar de momentos únicos e significativos em uma extensa programação de eventos. O evento foi coordenado por Dione Navarro (APLA), Roseni Inês Marconato Pinto, Maria Cristina Rauch Baranoski e Nara Luiza Valente (UEPG).


10 anos do CECI

O Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI), fundado por Heloísa Frehse Pereira, completa 10 anos de atividades na próxima terça (25), sendo uma escola de teatro na cidade de Ponta Grossa. Fundado em 2013, o CECI se tornou referência na formação de atores e atrizes na cidade, contribuindo para o desenvolvimento das artes cênicas na região.


Ao longo de uma década, o CECI formou diversos profissionais que se destacam no mercado teatral local e nacional. Além disso, a escola promove espetáculos teatrais que são apresentados ao longo do ano para a comunidade ponta-grossense.


Confira alguns registros da noite de abertura do projeto “134 Anos: De Corina Portugal a Maria da Penha”


Fotos: Divulgação



Programação

17 de abril a 05 de maio: Haverá palestras em escolas de Ponta Grossa ministradas por professores do curso de Direito da UEPG sobre violência doméstica e feminicídio.


25 de abril (terça-feira): palestra no CRAS Vila XV sobre os direitos da mulher com Kelly Cristina Bida da Costa e Angelo Pillati Jr.


26 de abril (quarta-feira): "Corina: Sua Arte e Graça" a partir das 19h no Multiverso Casa das Artes. Performances teatrais, declamação de poesias, apresentações musicais e dança por acadêmicos APLA e bailarinos da Multiverso Casa das Artes.


27 de abril (quinta-feira): Concurso “Retrate Corina”, destinado à comunidade ponta-grossense para que cada olhar (poesia, conto, crônica, música, ilustração, foto) retrate a "santinha" dos Campos Gerais. Os selecionados no concurso serão premiados durante o PG Memória deste ano (Secretaria Municipal de Cultura).


Até o dia 05 de maio: Núcleo Maria da Penha/UEPG (NUMAPE) realizará oficinas e rodas de conversas em 3 CRAS da cidade


06 de maio (sábado): A partir das 15h, na praça Barão do Rio Branco, acontece: "A Corina de Todos Nós", no qual vai haver relatos pessoais, leitura de alguns capítulos da novela Corina Portugal (Lucélia Clarindo) e releitura de trechos de graças recebidas do livro “Corina Portugal: súplicas e respostas” (Dione Navarro). Ainda haverá a coleção Corina Portugal da Casa do Artesão.


Mês de Maio

Oficina: "Qual teu desabafo mulher? Experiências vividas no universo feminino", Jaqueline de Mattos (APLA)

Exposição de arte: "O que você estava vestindo?" de Marcela Teixeira Godoy (UEPG)

Palestra: "Corina Portugal" por Rosana Nadal de Arruda Moura (UEPG)


Mês de Junho

Lançamento oficial do Memorial Corina Portugal (Dione Navarro/Roberto Pietrobelli Christensen/Secretaria Municipal de Cultura).


O evento tem o apoio da UEF (Unidade Executiva Fundo Paraná), Secretaria de Ciência e Tecnologia, NUMAPE (Núcleo Maria da Penha/UEPG), Secretaria Municipal de Cultura, Multiverso Casa das Artes, Casa do Artesão, Bando da Leitura, Teatro CECI, Instituto Montes Ribeiro. A arte Corina Portugal é de Maria Georgina dos Santos Ávila.

bottom of page