O projeto em conjunto APLA/UEPG envolve mais de 80 pessoas entre alunos, professores da UEPG, acadêmicos APLA e diversos artistas e escritores
Em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa e numa parceria entre a Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inúmeras ações serão desenvolvidas entre os meses de abril a junho para relembrar os 134 anos da morte de Corina Portugal.
Brutalmente assassinada por seu marido em 1889, Corina representa a imagem do feminicídio ao longo de mais de um século para a Princesa dos Campos Gerais. Corina Portugal, atualmente é patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa e seu túmulo cheio de flores e plaquinhas de agradecimentos mostra a devoção do povo ponta-grossense em seus momentos de aflição.
O projeto em conjunto APLA/UEPG chamado "134 anos: de Corina Portugal à Maria da Penha" envolve mais de 80 pessoas entre alunos, professores da UEPG, acadêmicos APLA e diversos artistas e escritores. O projeto pretende ressignificar a importância da violência contra a mulher através de palestras/oficinas e apresentações artísticas culturais. Dentro de uma extensa programação, toda comunidade princesina poderá desfrutar de momentos significativos e únicos.
A coordenação do evento ficou a cargo de Dione Navarro (APLA) e Roseni Inês Marconato Pinto, Maria Cristina Rauch Baranoski e Nara Luiza Valente (UEPG)
Programação do Evento
01 de abril (sábado): Houve o relançamento do livro "Corina Portugal: Súplicas e Respostas" da escritora Dione Navarro no Instituto Montes Ribeiro, em Curitiba-PR.
22 de abril (sábado): Abertura oficial no Espaço CECI a partir das 19h com a peça teatral "O que deveria ser se não fosse quem sou" da atriz ponta-grossense Michela França.
17 de abril a 05 de maio: Haverá palestras em escolas de Ponta Grossa ministradas por professores do curso de Direito da UEPG sobre violência doméstica e feminicídio.
25 de abril (terça-feira): palestra no CRAS Vila XV sobre os direitos da mulher com Kelly Cristina Bida da Costa e Angelo Pillati Jr.
26 de abril (quarta-feira): "Corina: Sua Arte e Graça" a partir das 19h no Multiverso Casa das Artes. Performances teatrais, declamação de poesias, apresentações musicais e dança por acadêmicos APLA e bailarinos da Multiverso Casa das Artes.
27 de abril (quinta-feira): Concurso “Retrate Corina”, destinado à comunidade ponta-grossense para que cada olhar (poesia, conto, crônica, música, ilustração, foto) retrate a "santinha" dos Campos Gerais. Os selecionados no concurso serão premiados durante o PG Memória deste ano (Secretaria Municipal de Cultura).
Até o dia 05 de maio: Núcleo Maria da Penha/UEPG (NUMAPE) realizará oficinas e rodas de conversas em 3 CRAS da cidade
06 de maio (sábado): A partir das 15h, na praça Barão do Rio Branco, acontece: "A Corina de Todos Nós", no qual vai haver relatos pessoais, leitura de alguns capítulos da novela Corina Portugal (Lucélia Clarindo) e releitura de trechos de graças recebidas do livro “Corina Portugal: súplicas e respostas” (Dione Navarro). Ainda haverá a coleção Corina Portugal da Casa do Artesão.
Mês de Maio
Oficina: "Qual teu desabafo mulher? Experiências vividas no universo feminino", Jaqueline de Mattos (APLA)
Exposição de arte: "O que você estava vestindo?" de Marcela Teixeira Godoy (UEPG)
Palestra: "Corina Portugal" por Rosana Nadal de Arruda Moura (UEPG)
Mês de Junho
Lançamento oficial do Memorial Corina Portugal (Dione Navarro/Roberto Pietrobelli Christensen/Secretaria Municipal de Cultura).
O evento tem o apoio da UEF (Unidade Executiva Fundo Paraná), Secretaria de Ciência e Tecnologia, NUMAPE (Núcleo Maria da Penha/UEPG), Secretaria Municipal de Cultura, Multiverso Casa das Artes, Casa do Artesão, Bando da Leitura, Teatro CECI, Instituto Montes Ribeiro. A arte Corina Portugal é de Maria Georgina dos Santos Ávila.
Opmerkingen