Panificadora Escola Tia Nastácia completa um ano transformando realidades em Ponta Grossa
- culturacaopg

- 1 de mai.
- 3 min de leitura

Nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, Ponta Grossa celebra o primeiro aniversário de um projeto que, além de formar profissionais, tem moldado novas histórias de vida com farinha, fermento e muita dedicação: a Panificadora Escola Tia Nastácia. Criada com o propósito de promover qualificação e ampliar oportunidades de emprego e renda, a iniciativa já capacitou mais de uma centena de alunos, muitos deles agora inseridos no mercado ou empreendendo por conta própria.
O projeto nasceu da união entre o poder público e instituições parceiras. Em 2023, o Rotary Club de Ponta Grossa investiu R$ 180 mil na aquisição de equipamentos de ponta, enquanto o SENAC assumiu a execução técnica e o fornecimento dos ingredientes para os cursos, que vão de pães artesanais a confeitaria salgada e doce.
“A Panificadora Escola Tia Nastácia é um orgulho para Ponta Grossa. Nós estamos mostrando que, com parcerias e investimento em capacitação, a Prefeitura também pode atuar no incentivo à geração de empregos e fomentar o empreendedorismo. Este projeto significa renda e dignidade”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.
Além da qualificação profissional, o projeto tem forte viés social. Segundo a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, a iniciativa garante vagas específicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, com o suporte necessário para que possam concluir os cursos. “Além de atender a comunidade em geral, são garantidas vagas para pessoas em vulnerabilidade social inscritas nos CRAS, com a garantia de passagem de ônibus para que possam frequentar até o final do curso. É uma forma de oferecer todas as condições para que a pessoa efetivamente possa mudar a sua vida para melhor”, explica.
Receitas que viraram negócio
O impacto da Panificadora Escola pode ser visto nos exemplos de quem passou pelas suas aulas e hoje colhe os frutos. Um dos casos é o dos irmãos Fábio da Silva Reis e Camila de Fátima Reis, que abriram o Café 2 Irmãos no bairro Uvaranas após a formação.
“Eu aprendi a mexer com os equipamentos, fazer as receitas, tudo na Panificadora Escola. Hoje temos clientes que vêm do outro lado da cidade, indicados por outros clientes. E isso é muito bom. Temos apenas dez meses abertos e nosso café está tendo muito sucesso, estamos crescendo dia após dia”, conta Fábio. Entre os destaques da casa está o empadão, que segundo ele, já chega a sair em 40 formas por semana.
Também formada no curso, Rosimari Aparecida Galdino Maceno foi contratada por Fábio e se tornou referência nos bolos do estabelecimento. “Nossa professora nos ensinou a fazer tudo, desde o básico até as receitas. Eu agradeço muito à Prefeitura por tudo que foi feito e indico a quem atua para fazer acontecer a Tia Nastácia”, diz ela.
Novidades saindo do forno
E a Panificadora Escola não para. Em maio, será aberto um novo curso voltado à formação de pizzaiolos, atendendo à demanda crescente por esse tipo de profissional na cidade.
“Esta é uma demanda muito grande que temos, e queremos formar profissionais para que possam aproveitar as oportunidades que devem surgir com o crescimento da nossa cidade”, destaca a coordenadora da iniciativa, a nutricionista Elaine Cristina Popoatzki.
Como se inscrever
Os cursos da Panificadora Escola Tia Nastácia estão com inscrições abertas.
Interessados podem procurar um dos 11 CRAS da cidade, onde cada unidade tem direito a uma vaga por turma — com prioridade para quem está em situação de vulnerabilidade social. Também é possível se inscrever diretamente pelo site do SENAC, para vagas abertas ao público em geral.







Comentários