Biblioteca Gralha Azul mantém inscrições abertas para autores paranaenses até dia 30 deste mês
- culturacaopg

- há 14 minutos
- 3 min de leitura

A terceira edição da Biblioteca Gralha Azul segue recebendo inscrições até o dia 30 para escritores do Paraná que desejam publicar textos voltados ao público infantojuvenil. O edital contempla produções em prosa ou verso e irá selecionar entre 10 e 20 obras, que serão transformadas em livros ilustrados. Os autores contemplados receberão exemplares gratuitamente e poderão comercializá-los em versões impressas e digitais. O documento completo está disponível pelo link do edital.
Os livros ficam disponíveis temporariamente na plataforma da Biblioteca Gralha Azul, em formato e-book e audiobook, acompanhados de biografia dos escritores e ilustradores participantes. Segundo a coordenadora do projeto, Alessandra Bucholdz, “Buscamos com o projeto fazer com que as pessoas passem a conhecer quem produz literatura infantojuvenil no Paraná e comecem a consumir suas obras”.
Com 32 livros já publicados e acessíveis pelo site www.bibliotecagralhaazul.com.br, o concurso se consolidou como uma vitrine para novos autores. Além de escrever, os participantes acompanham todo o processo de produção editorial, incluindo a escolha das ilustrações. “Buscamos inserir os autores no mercado editorial e fazer com que se tornem conhecidos”, complementa Alessandra.
O alcance da plataforma cresceu ao longo dos últimos anos: já são mais de 60 mil interações virtuais, reunindo cerca de 8 mil usuários únicos de 20 países. Além disso, a Biblioteca promoveu duas edições do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, que aproximou autores, ilustradores e escolas por meio de ações de incentivo à leitura, chegando a mais de 4 mil pessoas.
A relevância do projeto se reflete no depoimento de escritores que participaram de edições anteriores. Para Catarina de Oliveira, autora publicada em 2024, “Através da Biblioteca Gralha Azul eu realizei o sonho de publicar o meu primeiro livro, Em Busca da Lagoa Dourada! A Biblioteca reúne várias obras de temáticas diversas de escritores paranaenses. É uma iniciativa importantíssima para divulgar a literatura do Paraná e destacar as obras de escritores do nosso estado. Sou muito feliz por fazer parte da Biblioteca Gralha Azul!”.
Já a autora Adrieli Reis, que teve o livro A Beleza da Gentileza incluído no catálogo na segunda edição, destaca o alcance ampliado do projeto. “A Biblioteca Gralha Azul é um projeto sensacional! Ela me possibilitou publicar um dos meus textos, transformando-o em um livro incrível, com ilustrações maravilhosas, permitindo que ele chegue a vários lugares, levando a mensagem de respeito e empatia de forma inclusiva, seja em forma de livro ou audiolivro”, pontua.
Os textos selecionados passam por todas as etapas necessárias à publicação profissional, recebendo ISBN, ficha catalográfica e depósito legal, permanecendo disponíveis na plataforma como acervo público gratuito. A coordenadora reforça o crescimento do interesse: “Nas edições anteriores, registramos a participação de autores de todas as regiões do Paraná, o que demonstra a força e a diversidade da produção literária no estado”, afirma Alessandra Bucholdz. “Para esta edição, esperamos receber ainda mais inscrições, já que o projeto tem um histórico de realizações bem-sucedidas e vem se consolidando como um importante espaço de incentivo à escrita e à leitura.”
Realizada pela ABC Projetos Culturais, a iniciativa tem como objetivo valorizar novos nomes da literatura destinada a crianças e adolescentes, ampliando o acesso à produção regional. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio das empresas Belgotex do Brasil e DAF Caminhões.
Com informações: Assessoria







Comentários