top of page
  • Foto do escritorRedação

Obra do reitor da UEPG fica entre os melhores romances de 2022

Ranking da ‘Bula Revista’ coloca o livro de Miguel Sanches Neto como o segundo melhor romance brasileiro deste ano

Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade ponta-grossense. Foto: Luciane Navarro.


O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, teve sua obra ‘O Último Endereço de Eça de Queiroz’ entre os melhores romances brasileiros de 2022. O reconhecimento foi publicado pela ‘Bula Revista’, na última terça-feira (6). A ‘Bula Revista’ é um dos maiores sites de jornalismo cultural em Língua Portuguesa – confira o ranking das dez melhores obras clicando aqui.


Segundo a publicação, “nos orientamos pelas respostas à newsletter enviado aos leitores por e-mail, bem como pelas interações dos leitores em nossos perfis no Facebook e no Twitter”, diz Giancarlo Galdino. Com isso, os dez melhores romances foram escolhidos, sendo que a obra de Miguel ficou com a segunda colocação – completam o top-3 ‘A Vida Futura’, de Sérgio Rodrigues (1º lugar); e ‘A Cabeça do Pai’, de Denise Sant’Anna (3º lugar).


Conforme a sinopse do livro ‘O Último Endereço de Eça de Queiroz’, “nesta história contada de modo nada confiável por um sujeito que aspira escrever um romance, a questão da identidade toma o primeiro plano. O narrador assume o pseudônimo Rodrigo S. M., sequestrado de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, e deixa para trás seu passado ordinário. Decidido a cruzar o oceano em busca de, em suas palavras, ‘civilização’, ele parte para Portugal em uma jornada que se equilibra entre a ironia cáustica e a homenagem ao panteão de escritores da literatura lusa”.


Além disso, “Seu alvo logo se torna o lendário Eça de Queiroz, cujos caminhos procura refazer atrás de inspiração para um livro. Feito um Dom Quixote lusófono, o narrador personagem precisa amargar que os cenários idealizados de suas leituras não coincidem com a realidade que o aguarda nos mais diversos destinos, o que inclui uma bizarra celebração ao aniversário de Hitler”, finaliza a sinopse.


Ranking

As outras seis obras que completam a lista da ‘Bula Revista’ são:

- As Coisas de que não me Lembro, Sou, de Jacques Fux (4º lugar);

- Aqui. Neste lugar, de Maria José Silveira (5º lugar);

- Beatriz e o Poeta, de Cristovão Tezza (6º lugar);

- Solitária, de Eliana Alves Crus (7º lugar);

- Expedição Abissal, de Hélverton Baiano (8º lugar);

- Baldomero, de Leandro Rafael Perez (9º lugar);

- Mikaia, de Santi Martins (10º lugar).

Por aRede

bottom of page