top of page

Museu Cenas revela acervo inédito com mais de 200 fotos históricas da Paróquia Espírito Santo em Ponta Grossa

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 12 horas
  • 3 min de leitura

Foto pertencente ao acervo da Paróquia Espírito Santo| Fotógrafo não localizado
Foto pertencente ao acervo da Paróquia Espírito Santo| Fotógrafo não localizado

O Museu Cenas, plataforma digital dedicada à memória visual de Ponta Grossa, acaba de divulgar um novo conjunto de imagens que lança luz sobre aspectos pouco conhecidos da história local. São mais de 200 fotografias inéditas da Paróquia Espírito Santo, localizada na Colônia Dona Luiza, que agora integram o projeto ‘Cenas da Cidade’. Disponíveis gratuitamente no site www.museucenas.com.br, as imagens oferecem um panorama sobre a religiosidade, o cotidiano e o engajamento social da comunidade de imigrantes russos-alemães da região.


O conjunto iconográfico revela cenas de celebrações litúrgicas, ações de assistência social, encontros comunitários, alfabetização e até serviços de saúde promovidos pela paróquia, fundada em 11 de fevereiro de 1959. Inicialmente chamada de Paróquia São Vendelino, o nome homenageava um homem que abandonou riquezas para viver em simplicidade e serviço ao próximo. Ao longo de seus 66 anos, a igreja se consolidou como um ponto de articulação entre fé, cultura e transformação social.


Para contextualizar esse novo acervo, o historiador Eduardo Terleski organizou a exposição virtual “Paróquia Espírito Santo: A igreja como ponto de encontro entre religiosidade e ação social”, que apresenta uma seleção de 15 imagens com textos explicativos.


A mostra está em destaque na página inicial do site e reforça a importância das igrejas enquanto espaços de acolhimento e mobilização comunitária.“Essas imagens são testemunhas de um cuidado cotidiano e de uma expressão de solidariedade. Ao observarmos as fotos desta exposição, somos convidados a refletir sobre a ambiguidade da atuação da igreja em sua interface com a sociedade: um espaço de fé e devoção, mas também de acolhimento e assistência”, afirma Terleski.


Os visitantes que quiserem explorar o acervo completo podem acessar a aba “Pesquise”, selecionar “Pesquisa Avançada” e buscar diretamente pelo Acervo Paróquia Espírito Santo.


A diretora do Museu Cenas, Alessandra Bucholdz, destaca a importância da nova coleção como parte de uma construção coletiva da memória local.“O acervo inédito da Paróquia Espírito Santo enriquece o grande mosaico que é o Museu Cenas, valorizando a identidade cultural de Ponta Grossa e contribuindo para a preservação da memória”, comenta.


O trabalho de digitalização foi feito pela historiadora Vitória Gabriela Oliveira, e a catalogação ficou a cargo dos bolsistas Maria Gabriela Drapalski e Jeferson de Souza, ambos estudantes de História da UEPG, sob a supervisão de Terleski.


De acordo com Eduardo Godoy, diretor da Estratégia Projetos Criativos, o objetivo do projeto ‘Cenas da Cidade’ é ampliar o olhar sobre a cidade para além da área central.“Nosso objetivo com este projeto é digitalizar, catalogar e disponibilizar ao público fotografias que contem a história da cidade por diversos ângulos, com foco nos bairros e distritos”, afirma Godoy.


Atualmente, o Museu Cenas também está mapeando novos acervos em regiões como Guaragi, Itaiacoca, Periquitos, além da Vila Nova e da Comunidade Remanescente Quilombola Sutil. A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.


Desde sua criação em 2021, o Museu Cenas atua como um repositório digital que já reúne mais de 5 mil fotografias históricas, oriundas de arquivos públicos e coleções privadas. A plataforma oferece acesso gratuito a imagens que registram as transformações urbanas, culturais e sociais de Ponta Grossa ao longo das décadas.


Com informações: Assessoria

Comments


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page