top of page

Projeto Travessia Literária leva escritor Marco Aurélio de Sousa a mais de 900 estudantes da rede pública em cinco cidades do Paraná

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um mergulho na literatura produzida no interior do estado tem despertado o interesse de centenas de jovens estudantes do ensino médio em cidades paranaenses. O projeto Travessia Literária, aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com apoio da Copel, promoveu encontros literários com o escritor Marco Aurélio de Sousa em escolas públicas de Rio Negro, Castro, Lapa, Palmeira e São Mateus do Sul.


Ao todo, 947 alunos participaram das atividades, que incluíram rodas de conversa sobre o livro "Uma Valsa no Rio Negro", palestras e momentos de leitura coletiva. Cada instituição recebeu exemplares da obra para integrar seus acervos e, assim, manter viva a conexão entre os jovens e a literatura contemporânea do Paraná.


Durante os encontros, o autor compartilhou detalhes de seu processo criativo, falou sobre o impacto das suas raízes no desenvolvimento da obra e destacou a importância de valorizar os escritores locais. As conversas com os estudantes foram permeadas por reflexões sobre o cotidiano, a identidade regional e o poder da palavra.“A literatura é uma arte, mas é também uma forma de aprofundar nossa relação com a realidade. A atividade teve como propósito mostrar àqueles que se interessam por literatura que não é preciso estar num grande centro para escrever”, afirmou Marco Aurélio.


O bate-papo também foi uma oportunidade para mostrar aos estudantes que suas experiências, por mais simples ou cotidianas, podem ganhar força no papel. Ao final de cada sessão, o autor apresentou textos de outros escritores paranaenses, promovendo uma imersão mais ampla no cenário literário do estado.


As escolas que participaram da ação foram: Colégio Estadual Barão de Antonina (Rio Negro), Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis (Castro), Colégio Cívico-Militar São Judas Tadeu (Palmeira), Colégio Estadual Prof. Orlanda Distéfani Santos (São Mateus do Sul) e Colégio Estadual São José (Lapa).


Para o produtor do projeto, Eduardo Godoy, o impacto é ainda maior quando os estudantes se reconhecem nas histórias. “Muitos desses alunos nunca tiveram o contato direto com um escritor, então poder levar o Marco Aurélio para conversar e compartilhar a sua obra é mais do que a promoção de um livro, mas também a criação de um diálogo entre a literatura e a vivência de cada estudante”, destaca.


A obra “Uma Valsa no Rio Negro”, publicada pelo Selo Lambrequim, reúne poemas que refletem as memórias e afetos do autor, inspirados nas paisagens e sentimentos do interior do Paraná. O livro também presta homenagem à cidade natal do escritor, Rio Negro, e à juventude que busca construir seu caminho sem perder a conexão com suas origens.


Além da versão impressa, a obra ganhou uma adaptação em audiolivro, com locução do ator Emerson Rechenberg e produção de Luis Vinicius Pacheco, do Estúdio Piralinda. O conteúdo já está disponível gratuitamente nas principais plataformas de áudio, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual e de leitores com outras dificuldades de leitura.


A produção do Travessia Literária é assinada pelas iniciativas Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, reforçando o compromisso com o incentivo à leitura e ao protagonismo cultural no interior do estado.


Comments


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page