top of page
  • Foto do escritorRedação

Multiverso TriZ inspira transformações com projeto social

“Ciclo da Leitura” transforma a vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da literatura e cultural

Multiverso TriZ inspira transformações com projeto social. Foto: Divulgação

O Festival Multiverso TriZ, promovido pela Estratégia Projetos Criativos, vem inovando não somente no mundo infanto-juvenil ao levar para esse público arte e literatura, através da tecnologia. O evento vem promovendo também uma transformação inspiradora na vida de 45 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio do projeto social “Ciclo da Leitura”. Com isso, o festival abre as portas para um mundo de oportunidades literárias e artísticas para jovens atendidos pelas instituições socioeducativas Associação de Promoção à Meninas (APAM), Casa do Piá e Irmãos Cavanis.


Desde o seu lançamento, o “Ciclo da Leitura” alcançou bons resultados. Muitos desses adolescentes enfrentam dificuldades no acesso aos livros e à biblioteca. O projeto idealizado Multiverso TriZ foi concebido para preencher essa lacuna, fornecendo material literário de qualidade e orientação de profissionais capacitados.


"Para a Continental é gratificante apoiar um projeto como o Multiverso TriZ, que une duas coisas que acreditamos: a inovação e a educação. Para nós é muito importante fortalecermos nosso compromisso com o desenvolvimento das crianças e adolescentes nas regiões onde atuamos, porque acreditamos na inovação como parte essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios e da construção do futuro", destaca Silvia Santos, Head de RH da Planta de Ponta Grossa.


O grupo está trabalhou com o livro “Poesia para encher a laje”, de Renan Inquérito. A obra foi selecionada pelos próprios adolescentes, e, sob a orientação de João Agner, professor mediador dos grupos, estão explorando a narrativa sob a perspectiva de suas próprias realidades, gerando importantes discussões. Como resultado desses encontros, os participantes irão criar um trabalho, em forma de e-book ou coletânea de contos, poemas, áudio book, ilustrações, entre outros meios literários escolhidos por eles.


Este trabalho será apresentado durante o evento, no domingo. E o melhor de tudo: os adolescentes farão um bate papo com o autor da obra escolhida por eles, Renan Inquérito, durante o Multiverso TriZ. “O Ciclo da Leitura vem mostrando a esses jovens que a literatura está muito mais próxima deles do que imaginam”, diz Agner.


O projeto vem fazendo diferença na vida dos adolescentes. À medida que exploram o mundo da leitura, eles descobrem novas perspectivas e desenvolvem confiança em suas habilidades literárias. Julia Ferreira, de 11 anos, por exemplo, pretende se aprofundar ainda mais no universo da literatura. Helen Camargo, de 14 anos, está determinada a retomar a escrita, após ser desencorajada por uma professora que a fez apagar uma redação na qual narrava a história de um personagem que roubou uma mochila com livros e levou-a para a favela. Helen promete reescrever a história, e revela que, na continuação, o protagonista lerá os livros, desenvolvendo amor pela leitura e se tornando um escritor.

Parceiros do Multiverso TriZ

A idealização e realização do Festival Multiverso TriZ é da Estratégia Projetos Criativos, dos produtores culturais Eduardo Godoy e Rafaela Prestes, e conta com o patrocínio da Copel, Continental e AP Winner, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, e da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa, do Conselho Municipal de Turismo, ligado à Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa. O festival conta com o apoio cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, parceria de mídia da RPC e chancela do Vale dos Trilhos.

Multiverso TriZ inspira transformações com projeto social. Foto: Divulgação

Da Assessoria

bottom of page