top of page

Livros, memórias e afeto: Biblioteca Gralha Azul doa acervos e leva literatura a idosos em Ponta Grossa

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 22 horas
  • 2 min de leitura
Foto: Sara Dalzotto | Divulgação
Foto: Sara Dalzotto | Divulgação

Idosos de sete instituições de longa permanência e Centros-Dia em Ponta Grossa foram presenteados com livros, histórias e momentos de escuta e convivência durante os meses de junho e julho. A iniciativa foi conduzida pela Biblioteca Gralha Azul, que organizou uma série de visitas com contação de histórias, rodas de conversa sobre literatura e a doação de 100 exemplares, destinados à formação e fortalecimento dos acervos dessas instituições.


A ação contou com a parceria das editoras ABC Projetos, Dali Projetos Criativos e Arte Telúrica, que forneceram gratuitamente os livros – muitos deles com temáticas voltadas à história local, imigração e memórias regionais.


“Foi uma oportunidade de recuperar memórias, reforçar o sentimento de pertencimento e valorizar suas trajetórias pessoais”, afirma Silmara Raquel Chagas, coordenadora do Centro-Dia Creche para Idosos de Ponta Grossa. Ela destaca que os livros com temas da cidade despertaram reconhecimento e emoção nos idosos atendidos.


Já na Casa São Pio, o reforço no acervo literário trouxe impactos visíveis. O assessor técnico de enfermagem Rulyan Mendes conta que a leitura e a escuta de histórias são práticas comuns entre os moradores, e fundamentais para o bem-estar: “Iniciativas como a da Biblioteca Gralha Azul são extremamente relevantes para instituições como a nossa, pois contribuem para a promoção da cultura, o estímulo à leitura, trabalhar com memórias afetivas e o bem-estar dos idosos”.


A curadoria dos livros foi feita com especial atenção à história da cidade de Ponta Grossa e à produção literária local. “Levamos para o público obras que falam sobre imigração, sobre instituições, sobre a história e a memória da cidade, promovendo laços afetivos”, explica Alessandra Bucholdz, uma das responsáveis pela biblioteca. Entre os títulos, também estavam obras de autores regionais dos Campos Gerais, alguns deles disponíveis em formato de audiolivro, garantindo mais acessibilidade.


As ações fazem parte do projeto “Biblioteca Gralha Azul – Edição Escritoras”, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com aprovação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. “Nosso objetivo com essas atividades foi levar a vivência literária e promover ações de incentivo à leitura junto ao público da terceira idade, lembrando que a leitura é imprescindível em todas as fases da vida”, reforça Alessandra.


A programação envolveu ainda a contação da obra “No meio do Caminho Miados e Burburinhos”, de Jacqueline de Mattos, que narra as aventuras de Dona Gegê e seus gatinhos, com leveza e humor. Durante os encontros, os próprios idosos foram convidados a retribuir com histórias de suas vidas, num verdadeiro intercâmbio de memórias e afetos.


Foram beneficiadas as seguintes instituições: Casa do Idoso Paulo de Tarso, Casa de Repouso São Francisco de Assis, Bando da Leitura com a UATI, Casa Lar São José, Lar das Vovozinhas Balbina Branco, Casa São Pio e Creche para Idosos.


A Biblioteca Gralha Azul é um projeto coletivo que reúne autores, editoras e profissionais da área editorial para fortalecer a literatura infantojuvenil no Paraná. Desde 2021, já lançou 20 escritores e se prepara para lançar outros 12 ainda este mês. Todos os livros estão disponíveis gratuitamente em www.bibliotecagralhaazul.com.br.

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page