top of page
  • Foto do escritorRedação

Livro sobre pré-natal odontológico é lançado em PG

O livro, produzido em parceria com Luiz Ricardo Marafigo Zander e Cristina Berger Fadel, busca subsidiar profissionais de saúde com informações atualizadas sobre manejo clínico, diagnóstico e tratamento relacionado aos cuidados odontológicos da gestante

Livro sobre pré-natal odontológico é lançado em Ponta Grossa. Foto: Fabio Ansolin


A professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, lançou o e-book ‘Pré-Natal Odontológico: guia de consulta rápida para profissionais’. O lançamento aconteceu na última terça-feira (25), em evento promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa para homenagear o Dia do Cirurgião Dentista.


O livro, produzido em parceria com Luiz Ricardo Marafigo Zander e Cristina Berger Fadel, busca subsidiar profissionais de saúde com informações atualizadas sobre manejo clínico, diagnóstico e tratamento relacionado aos cuidados odontológicos da gestante. Fabiana relata que o evento possibilitou maior aproximação com a Rede de Atenção Primária, para assistência aos cuidados da saúde bucal da gestante. “Informamos os profissionais a priorizar sua qualificação nas especificidades da gestação, para de estimular, monitorar e prevenir a prevalência da doença cárie na primeira infância”, explica.


A saúde bucal no período gestacional tem impacto para a vida toda, segundo Fabiana. “O Ministério de Saúde e estudos científicos estudos reforçam que a consulta pré-concepcional identifica patologias e alterações que podem dificultar uma gravidez saudável ou até mesmo favorecer complicações, como um trabalho de parto prematuro e o diabetes gestacional”.


O material é fruto do Projeto de Extensão Saúde Bucal Materno-Infantil, em parceria com profissionais da Rede de Atenção Primária e dos Hospitais Universitários da UEPG. “Concebemos esse livro por meio do levantamento do conhecimento científico mais atualizado sobre a assistência materno-infantil, desde o planejamento familiar, gestação até os primeiros dois anos de vida da criança, com um layout ilustrativo e organizado, de maneira linear em relação às fases do período para a promoção da saúde materno-infantil”, enfatiza Fabiana.


O material está disponível no site da Proex e no link aqui.


Da Assessoria

bottom of page