• Redação

Livro conta a história centenária da ACIPG

Escrito pelos jornalistas Alessandra Bucholdz e Diego Antonelli a produção ainda envolveu uma ampla equipe de pesquisadores

Livro conta a história centenária da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). Foto: Divulgação


Uma obra que narra a história centenária de uma das principais entidades de todo o Paraná. É essa a proposta do livro “Do Centro Commércio à ACIPG – um século de história” produzido em comemoração ao centenário da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa, que será apresentado hoje, às 19h, durante a posse da nova diretoria da entidade.


O livro começou a ser produzido há três anos pela editora ABC Projetos para marcar as comemorações do centenário. Segundo a diretora de Cultura e Eventos da ACIPG, Indianara Prestes Mattar Milleo “foi um privilégio poder colaborar com a elaboração dessa primorosa obra que relata a rica e centenária história dessa importante instituição de Ponta Grossa e do Paraná”.


O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, ressalta que “recordar, preservar e divulgar a história dos 100 anos da ACIPG contribuiu para que a entidade continue com espírito de atuação e uma das principais forças vivas da comunidade”.

Escrito pelos jornalistas Alessandra Bucholdz e Diego Antonelli a produção ainda envolveu uma ampla equipe de pesquisadores que trabalharam no levantamento das principais temáticas, episódios e eventos que marcaram a história da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) – passando por ações políticas, sociais e econômicas.


A produção do livro ainda contou com entrevistas com empresários que estiveram à frente da presidência da ACIPG em diversos momentos históricos, como Alcy Marochi, Calixto Ajuz, David Pilatti Montes, Douglas Taques Fonseca, Jordão Bahls de Almeida Neto, Hélvio Hess, Hilário Devicchi, Railda Alba Schiffer, Marcio Pauliki e Sérgio Leopoldo. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, em acervos de jornais e periódicos e pesquisas em atas de reuniões de todas as décadas da entidade.

O projeto do livro foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio de AP Winner, Supermecados Tozetto, Engie, Caminhos do Paraná, Colégios Sepam, Antônio César Bochenek e Giorgia Enrietti Bin Bochenek.


A Obra

“Ao longo da trajetória da ACIPG, chama atenção todo o envolvimento e o diálogo que a entidade manteve com diversos atores sociais, de forma que a finalidade e abrangência da Associação não ficassem restritas às questões meramente ligadas ao chamado ‘mundo empresarial’”, ressalta a autora Alessandra Bucholdz. Um exemplo foi a campanha que a instituição promoveu para socorrer as vítimas de um furacão que atingiu Ponta Grossa na década de 20.


“A obra é centrada na história de uma instituição que já marcou o seu nome na história não só de Ponta Grossa e região, mas do Paraná todo. Além disso, o livro revela traços de como uma sociedade vai se transformando e se reinventado ao longo de 100 anos”, assinala Antonelli.


O livro retrata a participação histórica que a ACIPG teve para trazer melhorias de infraestrutura da cidade, bem como campanhas contra impostos abusivos, contra preços abusivos da energia elétrica e indagando o aumento da tarifa no transporte coletivo, por exemplo.


Da Assessoria