• Redação

Cine-PG inicia as atividades com a produção de curta-metragem

Grupo de Cinema tem a missão de colocar Ponta Grossa no mapa da produção cinematográfica brasileira e promover a cultura do audiovisual na cidade

Grupo reúne artistas de diversos segmentos e profissionais da comunicação. Foto: Divulgação

O recém criado Grupo de Produção de Cinema de Ponta Grossa dá início à produção do seu primeiro filme, que será filmado inteiramente em Ponta Grossa. O curta-metragem “Vida” está em processo de pré-produção e utilizará diversos locais de Ponta Grossa como cenário, como a Cachoeira da Mariquinha e edificações históricas.

Com a missão de colocar Ponta Grossa no mapa da produção cinematográfica brasileira e promover a cultura do audiovisual na cidade, o Grupo reúne artistas de diversos segmentos e profissionais da comunicação.


Atualmente 18 profissionais estão envolvidos no projeto, mas até a finalização de “Vida”, o Grupo contará com o trabalho de mais de 100 pessoas, entre equipe técnica, artistas, maquiadores, cabeleireiros, motoristas e merendeiros, etc. A mobilização de uma grande quantidade de pessoas é comum em praticamente todas as produções de cinema, não estando restrita a grandes estúdios.


Para viabilizar a sua primeira produção, o Cine-PG conta com recursos financeiros dos próprios componentes e buscará apoio com comércios locais, como restaurantes, pizzarias, salões de beleza, supermercados, postos de gasolina e outros estabelecimentos interessados em colaborar.


Visto que o Grupo está iniciando suas atividades, a captação de apoio e patrocínio mostra-se um desafio, mas a expectativa é que ganhe maior visibilidade e credibilidade com a circulação de “Vida” por festivais nacionais e possa disputar prêmios.


O idealizador do Grupo de Produção de Cinema de Ponta Grossa e diretor de “Vida”, Manoel “Bignel” Corrêa, explica como surgiu a iniciativa: “A inspiração surgiu do Projeto Noz na Tela, um curso de produção audiovisual para adolescentes que realizei pela primeira vez em Olinda, PE. No final de 2018 me mudei para Ponta Grossa e em 2019 realizei a primeira edição do projeto Noz na Tela aqui, que resultou no roteiro de ‘Vida’, assinado por mim e pela aluna do projeto Marcelly Ferreira.


Da Assessoria