Renata Regis Florisbelo chega ao 100º vídeo de apresentação, proporcionando uma leitura interpretativa ao público
A escritora Renata Regis Florisbelo começou a desenvolver, no final de 2021, vídeos de leitura interpretativa autoral a convite de um portal de notícias da cidade de Ponta Grossa. Neste domingo, dia 03 de setembro chegará à marca de 100 vídeos.
Segundo a autora, o formato da leitura interpretativa, além da publicação do texto, é um diferencial bastante atrativo tendo em vista que há centenas de publicações diárias de crônicas, contos e outros estilos textuais na internet e nas redes sociais, todos concorrendo pela atenção do leitor. Sobre a produção dos vídeos, Renata ressalta que desenvolve todo o trabalho sozinha, envolvendo a seleção dos textos de sua autoria, a produção do vídeo e a filmagem, além da interpretação, que em alguns casos mais se assemelha a uma performance.
A autora, que também é atriz e iniciou sua carreira cultural no teatro, menciona que na preparação dos vídeos o texto original sempre sofre cortes, pois através da interpretação é possível expressar emoções e expressões que dispensam algumas palavras e permitem maior atenção do expectador. Segundo Renata, “A produção desses vídeos é meu momento de soltar a criatividade e deixar ideias fluírem. Gosto muito de investir no biorritmo das emoções humanas, do nostálgico ao irônico, me demorando um pouco mais no pitoresco.” A autora tem em sua identidade a marca de dar voz às invisibilidades, abusando das figuras de linguagem como metáforas e personificação. Ao longo dessas produções a autora conquistou alguns expectadores fieis que mencionam a diversidade dos textos divulgados como sendo sempre uma surpresa aguardar o que será apresentado a cada semana.
Sobre a autora:
Renata tem 17 livros publicados: Industrial (2023), Georreferenciamento cultural e Ínfimo colossal (2022), Bolso (2020), Dentro da cabeça (2019), A melhor Janela (2018), Hacai Devoniano (2017), Surreal Verossímil (2016), Sempiterna e Filosofia Natural (2015), Tugúrio e A Obra (2014), Orações para Nossos Tempos e Olhar do Ícone (2013), 365 Frases e Mosaico Celestial (2012) e Fábulas Pessoais (2010). Já desenvolveu inúmeros concursos culturais, exposições e performances associadas aos livros.
Insiste em procurar dos momentos a expressão exata, capturados pela escrita. Desenvolve observação contemplativa e investigativa a fim de oportunizar, com sua obra, a percepção do ser humano sobre si mesmo, ousando refletir, brincar e poetar. É membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais, integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro Cultural Professor Faris Michaele, do Centro de Letras do Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná.
Serviço:
Frequência: Semanal, aos domingos
Local: Portal BNT Online e através do Youtube
Horário: Por volta das 18h
Acesso gratuito
Da Assessoria
Que seu talento e disponibilidade continue iluminando ao seu redor.
"nossa querida e ferrenha defensora dos Citrus × latifolia de todas as pátrias lusófonas"...