• Redação

Doutores Palhaços realizam última visita antes do início dos trabalhos no HU

Intervenções artísticas começam na próxima quinta-feira (14)


Nesta semana, a Organização Não Governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria esteve representada por seus coordenadores em uma visita técnica no Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva, acompanhados das psicólogas Tatiana Martins Gadens e Juliana Okubo. A visita técnica faz parte do processo de conhecimento do funcionamento da instituição para início dos trabalhos na próxima semana, dia 14 de julho.


O coordenador geral dos Doutores Palhaços, Bruno Madalozo, comenta que a organização realiza as atividades de visitação técnica antes de começar as intervenções em escalas semanais com palhaços ativos da ONG. Segundo ela, este momento é essencial para conhecer os espaços do hospital respeitando a sistemática das equipes e preparando o voluntariado para atuar no espaço. "É uma grande honra levar nosso trabalho para dentro do Hospital Regional. Em virtude disso, visamos repassar ao nosso elenco todas as informações necessárias para que além de emissores de alegria para os pacientes e funcionários, respeitemos as características e cumpramos com as normas do espaço", disse Madalozo.


Já a coordenadora artística da ONG, Micheli Vaz, comenta que o início dos trabalhos no HU-UEPG é um grande desafio, mas que os anos de experiência dos Doutores Palhaços em hospitais possibilitará um momento diferente no atendimento para os pacientes. "Ampliamos o contato com a direção do Hospital Regional em início de maio e após reuniões, visitas técnicas e um contato mais próximo com os colaboradores, estamos aptos para iniciar as intervenções artísticas no local", avalia.


Ines Chuy Lopes, diretora da Seção Técnica Assistencial e presidente do Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HU, relata que há uma expectativa da equipe para o início dos trabalhos dos Doutores Palhaços - SOS Alegria. "A energia e alto astral que eles trazem é curativo, tanto para os pacientes e seus acompanhantes, mas também para as equipes que trabalham no hospital e que vivenciam dias muito tensos e de muito trabalho. Estamos contentes com a possibilidade de ser oferecido este serviço para toda a comunidade do HU", finaliza a diretora.

O trabalho dos Doutores Palhaços - SOS Alegria nos espaços de saúde faz parte do Projeto Doses de Sorriso 1ª Edição, que foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, através da Lei Rouanet, com o PRONAC 182738 e com o apoio da Agrocete Indústria de Fertilizantes Ltda. e do Banco Paccar S/A.


Da Assessoria