top of page
  • Foto do escritorRedação

Dia Nacional das Artes: conheça as iniciativas de apoio

A data existe em celebração a todas as linguagens da arte

Dia 12 de agosto é celebrado o Dia Nacional das Artes. Foto: Funarte


O que seria da nossa vida sem a presença das artes? Sem dúvida, teria muito menos brilho. Hoje, dia 12 de agosto, comemoramos o Dia Nacional das Artes. A data foi criada em celebração a todas as formas que a arte pode aparecer em nossas vidas: circo, dança, teatro, música, artes visuais e artes integradas. A arte também aparece quando falamos sobre economia criativa e novas linguagens digitais, temas que têm sido incluídos nas discussões sobre o assunto.


A Fundação Nacional de Artes - Funarte, única instituição federal responsável por formular e desenvolver políticas de incentivo e difusão das artes no Brasil, parabeniza todos os artistas, técnicos, produtores, professores e todas as outras categorias profissionais relacionadas à essa vocação que nos inspira diariamente.


Conheça as principais iniciativas da Funarte para as artes

Circo:A Funarte é responsável pela Escola Nacional de Circo e, também, junto à IFRJ, pela seleção de alunos para o Curso Técnico em Arte Circense, oferecido pela instituição.


Dança:A Fundação tem o orgulho de cuidar de espaços que recebem espetáculos de dança, como o Teatro Cacilda Becker e o Teatro Dulcina, ambos no Rio; a Funarte MG, em Belo Horizonte (MG); e o Complexo Cultural Funarte SP, em São Paulo (SP). Entre os editais mais recentes, também vale destacar o "Festival Funarte Acessibilidança Virtual", que está em sua segunda edição e une a arte do movimento com iniciativas de acessibilidade.


Teatro:Os espaços físicos da Funarte estão sempre abertos para receber espetáculos de teatro que busquem popularizar as artes cênicas para os brasileiros. Entre eles estão: o Teatro Dulcina, o Teatro Glauce Rocha, ambos no Rio; a Funarte MG, em Belo Horizonte (MG); e o Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP).


Música:Cada nota nos emociona e, na Funarte, a música tem lugar garantido em nossos espaços físicos, como o Teatro Dulcina (RJ); a Sala Carlos Miranda, no Complexo Cultural Funarte SP, em São Paulo (SP); e a Funarte MG, em Belo Horizonte (MG). Além disso, a Fundação lança todos os anos o edital “Prêmio Funarte Festivais de Música”, ajudando a tirar do papel diversos encontros de música por todo o Brasil.


Artes visuais:Além das exposições, que acontecem em diversos espaços físicos da Funarte pelo país, a Fundação também lança, pelos últimos 10 anos, um dos principais editais da área: o "Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça", que valoriza e impulsiona projetos brasileiros na área das artes visuais.


Artes integradas:A arte é acolhedora, ela está em todos os lugares e aceita diversas linguagens em uma mesma obra. É pensando assim que a Funarte também investe nas artes integradas, que são apoiadas em diversos editais lançados anualmente. O principal deles é o “Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga”, que estimula o trabalho de fotógrafos por todo o país.


A missão da Funarte e o Dia Nacional das Artes

A Funarte se orgulha de sua missão institucional e de ser a representante estatal federal das artes brasileiras. Neste Dia Nacional das Artes, a Fundação felicita, calorosamente, os que fazem e vivem arte em todas as regiões do Brasil.


Acompanhe a Funarte nas redes sociais


Por Funarte


Comentarios


bottom of page