top of page
  • Foto do escritorRedação

Projeto Formando Autores celebra o desenvolvimento literário de estudantes

Desenvolvido através da Metodologia de Projetos, o Formando Autores visa sensibilizar os estudantes sobre a Língua Portuguesa como ferramenta prática na vida cotidiana

Com a noite de autógrafos, o projeto celebrou não apenas a produção literária, mas o crescimento das habilidades linguísticas, cognitivas e socioemocionais dos alunos. Foto: Divulgação


O auditório da Unicesumar, em Ponta Grossa, recebeu na última segunda-feira (11) um evento emocionante e significativo: a noite de autógrafos do Projeto Formando Autores, conduzido pela professora Gláucia Marília Hass. O projeto, moldado conforme o perfil das turmas e necessidades acadêmicas dos estudantes, destaca-se por articular o estudo e a prática dos conhecimentos da Língua Portuguesa com a leitura literária e as experiências de vida dos alunos.


Desenvolvido através da Metodologia de Projetos, o Formando Autores visa sensibilizar os estudantes sobre a Língua Portuguesa como ferramenta prática na vida cotidiana. A linguagem é percebida como viva, mutável, e os alunos são incentivados a refletir sobre os usos que fazem da linguagem.


O projeto teve início no ano de 2022, e agora, em sua segunda edição, expandiu-se para turmas de 6º, 7º e 8º anos da Escola Estadual Professor Júlio Teodorico. Além das 84 obras produzidas, os estudantes também concorreram ao Prêmio Livro do Ano, sendo cinco finalistas selecionados por critérios de excelência no texto, relação entre texto e ilustração, e cumprimento de prazos.


O Livro do Ano, escolhido por uma comissão julgadora de especialistas, foi "O Segredo por Trás do Saco de Papelão", de Lucas Luiz Scarante. Com a noite de autógrafos, o projeto celebrou não apenas a produção literária, mas o crescimento das habilidades linguísticas, cognitivas e socioemocionais dos alunos.


A professora Gláucia Marília Hass já planeja novidades para 2024 e já busca parcerias para ampliar ainda mais a experiência dos estudantes. “O Formando Autores é uma iniciativa que transcende as barreiras do ensino tradicional, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e significativa da linguagem e da escrita”, complementa.

Fotos: Divulgação


Da Assessoria

bottom of page