top of page
  • Foto do escritorRedação

Curso promove discussão sobre patrimônio cultural em PG

Atividade busca celebrar os 200 anos da cidade e promover a conscientização e valorização do seu patrimônio histórico

As aulas terão início no dia 17 de junho e serão realizadas aos sábados, às 9 horas da manhã, no Sesc Estação Saudade. Foto: Matheus Gaston

A Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ponta Grossa (APPAC) já abriu as inscrições para o curso inédito 'Patrimônio Cultural em Ponta Grossa - Elementos, características e políticas públicas'. A atividade busca celebrar os 200 anos da cidade e promover a conscientização e valorização do seu patrimônio histórico e cultural.


As aulas terão início no dia 17 de junho e serão realizadas aos sábados, às 9 horas da manhã, no Sesc Estação Saudade. Essa é a primeira iniciativa de uma série de cursos que a APPAC pretende promover, visando debater o patrimônio cultural local e envolver a comunidade em sua preservação.


O curso contará com um corpo qualificado de profissionais especializados no tema, que conduzirão cinco aulas abrangentes sobre o tema. Professores mestres e doutores irão explorar os aspectos que compõem o patrimônio cultural da cidade, discutir políticas públicas de preservação, além de abordar a representação do patrimônio cultural em mapas e croquis.


Destinado a estudantes e profissionais das áreas de História, Geografia, Turismo, Jornalismo e Arquitetura, bem como a professores e demais interessados no assunto, o curso visa fornecer uma sólida base de conhecimentos sobre o patrimônio cultural local e incentivar ações de educação patrimonial junto à comunidade.


As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de junho, por meio de formulário online. O curso oferece um total de 30 vagas. O custo da inscrição é de R$ 50, com pagamento via PIX. Os participantes receberão um certificado de horas complementares, totalizando 15 horas de atividades.


Confira o calendário das aulas:

17/06 (Introdução) (com Leonel Brizolla Monastirsky)

Conceitos de cultura, patrimônio cultural e memória social; Patrimônio cultural e a organização do espaço urbano; Metodologia para o estudo de Patrimônio Cultural.


24/06 | Dinâmicas urbanas, Ferrovia - Edificações da praça Marechal Floriano Peixoto (com Nisiane Madalozzo)

Características, histórico e discussões acerca do patrimônio cultural edificado no Centro de Ponta Grossa, sua relação com a história da ferrovia e os rios urbanos, bem como os processos históricos que compõem a construção da paisagem urbana da cidade.


01/07 | Cultuta - Arquitetura Eclética (com Gabriela Sgarbossa)

Breve panorama da arquitetura brasileira; A arquitetura da primeira república; Materiais, técnicas construtivas e linguagem decorativa; Ecletismo em Ponta Grossa, arquitetos e construtores; Arquitetura eclética como patrimônio.


08/07 | Caracterização Regional do Patrimônio Cultural e Regional da Região (com Brendo Francis Carvalho)

Caracterização do patrimônio cultural regional, considerando aspectos como geologia e hidrologia, rotas turísticas e integração entre os patrimônios do espaço urbano com patrimônios rurais; Imagens do patrimônio, mapas turísticos e rotas culturais.


15/07 | Reabilitações de áreas urbanas degradadas (com Gabriel Dib)

Como gerir o patrimônio arquitetônico das cidades? Métodos de reestruturação de áreas urbanas centrais degradadas; Legislações existentes no Brasil que podem ser usadas para recuperar essas áreas e possíveis propostas utilizadas em outros países que podem ser um case de sucesso no Brasil.


Da Assessoria

Comments


bottom of page