top of page
Foto do escritorRedação

Cursinho Popular da UEPG abre inscrições para bolsistas

A partir de setembro, o projeto oferecerá aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação

Após uma análise do histórico e do currículo, será realizada uma entrevista remota via Google Meet em 21 de julho. Foto: Aline Jasper


O Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEEL-UEPG) está com as inscrições abertas para bolsistas recém-formados e estudantes de Letras atuarem no projeto Cursinho Popular. As inscrições devem ser submetidas até dia 16 via formulário online. A partir de setembro, o projeto oferecerá aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.


Para a professora Silvana Oliveira, o projeto é mais uma iniciativa da Universidade para democratizar o acesso do ensino superior por meio de práticas inclusivas. “A UEPG é de todas e de todos, a política de inclusão é uma realidade e uma prática para nós”, complementa. “Estamos muito felizes de mais uma vez oferecer a oportunidade de formação para os vestibulares a pessoas que teriam dificuldades em arcar com os custos de um cursinho privado”, adiciona.


O projeto selecionará um profissional recém-formado (que tenha concluído sua graduação há no máximo 3 anos) e cinco estudantes, todos do curso de Licenciatura em Letras. O profissional terá uma carga horária de 40 horas semanais e receberá uma bolsa mensal de R$ 2.500,00, e os acadêmicos terão uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa mensal de R$ 931,00.


Os candidatos devem submeter uma foto 3×4 recente, uma cópia do histórico escolar, o currículo Lattes em PDF e uma carta de intenções com endereço, telefone e e-mail. Após uma análise do histórico e do currículo, será realizada uma entrevista remota via Google Meet em 21 de julho. O resultado será disponibilizado no dia seguinte. O edital completo está disponível no site da Proex.


O Cursinho Popular UEPG foi realizado pela primeira vez durante 2019. Iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), realizada em parceria com o Departamento de Estudos da Linguagem, o projeto aprovou 13 estudantes nos vestibulares da UEPG e foi interrompido em 2020. Atualmente, o projeto é contemplado pelo subprograma Inclusão e Direitos Sociais do programa Universidade Sem Fronteiras da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná.


Da Assessoria

Comentários


bottom of page