top of page
  • Foto do escritorRedação

Atteliê Criativo lança e-book com 10 peças teatrais sobre Ponta Grossa

As peças têm como tema principal a cidade de Ponta Grossa, reunindo histórias, lendas, arquiteturas, paisagens, figuras importantes, entre outros objetos relacionados ao município

Atteliê Criativo lança e-book com 10 peças teatrais sobre Ponta Grossa. Foto: Ellen Cogo


O Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte lança um e-book inédito intitulado “Ponta Grossa em 10 Atos”. O livro reúne 10 dramaturgias desenvolvidas pelos participantes do projeto “Laboratório de Estudos em Dramaturgia Teatral – Segunda Edição”. As peças têm como tema principal a cidade de Ponta Grossa, reunindo histórias, lendas, arquiteturas, paisagens, figuras importantes, entre outros objetos relacionados ao município.


Para Gabriel Vernek, diretor do projeto e organizador do livro, “É evidente que Ponta Grossa carrega histórias que podem ser dramatizadas, sobretudo colocadas em palco de forma ficcional para que os cidadãos se sintam representados. As peças de teatro reunidas no livro versam sobre diferentes assuntos relacionados à nossa cidade, e os autores foram perspicazes na elaboração e desenvolvimento dos conflitos presentes nas obras”. O artista continua dizendo que “Este livro é o primeiro material que reúne conteúdos tão bem estruturados dramaturgicamente sobre os tópicos Ponta Grossenses. É de grande importância para que os cidadãos da cidade possam conhecer e se identificar com a nossa própria história”.


O projeto em questão abriga pessoas de diferentes camadas sociais e áreas do conhecimento que, desde maio de 2022, vêm estudando a história da dramaturgia ocidental desde o surgimento do teatro na Grécia até a contemporaneidade, abordando também o teatro e a dramaturgia brasileira. Concomitantemente com o estudo aprofundado, os participantes foram instrumentalizados com ferramentas técnicas para a escrita dramatúrgica, produzindo seus próprios textos teatrais que podem ser conferidos no e-book gratuito “Ponta Grossa em 10 Atos”.


Os autores foram orientados em suas produções pelos profissionais: Fernando Meira, Gabriel Vernek e Ligiane Ferreira. São autores: Amanda Baba, Deleon Betim, Diego Rocha, Elayne Emily, Fernanda Silva, Izabela Piegat, Jessica Allana, Kevin Braga, Mariana Schweiger, Paula Schamne.


Serviço:

Lançamento do E-book “Ponta Grossa em 10 Atos”

Data: 19 de novembro de 2022 (sábado)

Local: Sesc Estação Saudade

Horário: 17:00 (horário de Brasília)


Ficha Técnica:

Organização: Gabriel Rigoni Vernek.

Comissão de Curadoria dos Textos: Fernando Meira, Gabriel Vernek, Ligiane Ferreira.

Produção do Projeto: Eziquiel Ramos.

Fotografia do Projeto: Fora da Casa Produções.

Fotografia dos Autores: Ellen Cogo.

Realização: Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte.

Coordenação Editorial: Gabriel Vernek.

Revisão: Mariana Schweiger.


Realização: Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte.

Patrocínio: Lojas MM – Mercado Móveis.

Incentivo: Promific – Prefeitura de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural.


Da Assessoria

bottom of page