top of page
  • Foto do escritorRedação

Atividades itinerantes da Secretaria Municipal de Cultura chegam a UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nos meses de novembro e dezembro, apresentações culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, em diferentes espaços da instituição

Atividades itinerantes da Secretaria Municipal de Cultura chegam a UEPG. Foto: Gabriel Miguel



A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nos meses de novembro e dezembro, apresentações culturais da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, em diferentes espaços da instituição. A peça “Parto Delas” ocupou o auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e o Coro Cidade se apresentou no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic-UEPG).

No dia 6 de dezembro, o Coro Cidade se apresentou no Caic-UEPG. A apresentação fez parte do projeto “Cidade Feliz”, iniciativa da Secretaria para descentralizar espetáculos natalinos. Para a diretora do Caic, professora Rosiane Silva, a iniciativa permite que a música faça parte do cotidiano das crianças e suas famílias. “Este também é um momento de valorizar os artistas da nossa cidade e dar a eles uma chance de mostrar sua arte”, ressalta a professora, sobre a importância da escola abrir as portas para as apresentações.


No dia 25 de novembro, a peça “Parto Delas”, dirigida e encenada pelas atrizes Ligiane Ferreira e Caro Hampf (Cia. Cálidas) e co-produzida por Gabriel Vernek, foi apresentada a alunos e professores do Colégio Estadual Regente Feijó. A peça traz histórias reais de mulheres que viveram situações de violência, algumas familiares das atrizes, e convidou o público a fazer uma reflexão sobre essas questões por meio do debate que ocorreu após a apresentação. “Um assunto importante que precisa ser abordado através da arte”, comenta a atriz Caro Hampf.


“Parto Delas” venceu o Concurso de Circulação de Espetáculos de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, que demanda a sua apresentação em diferentes instituições de Ponta Grossa. A atriz Ligiane Ferreira explica que a Proex foi escolhida como um dos locais de apresentação porque “é um espaço importante para a cultura da cidade. Levar alunos das escolas para assistir uma apresentação lá permite que se conectem a um local cheio de história”.


“A universidade é um espaço de convivência entre comunidades”, ressalta o diretor de Assuntos Culturais da Proex, professor Nelson Silva Junior, sobre a importância da inserção da UEPG no roteiro da cultura. “Contribuir para a circulação de atividades culturais é cumprir a função social de proporcionar espaços de difusão cultural”, ressalta. “Há espetáculos que podem ser apresentados em diferentes espaços. Quando o espaço pode ir até as pessoas, a gente está tornando a cultura mais acessível”.


Da Assessoria

Comments


bottom of page