• Redação

As tendências para a temporada Primavera/Verão

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

As tendências para a temporada Primavera/Verão. Foto: Reprodução


Com influência de um clima mais vintage e nostálgico, um paradoxo entre cores vibrantes e tons suaves, lavanda ou Digital Lavender ao que tudo indica, terá destaque em 2023 o tom é suave oferecendo uma sensação de estabilidade e equilíbrio emocional com o mundo pós-pandemia.

A cor, por si só, é algo que traduz um conjunto enorme de simbolismos e sensações. O fato é que a moda será sempre composta por cor e coloca significados. A sua interpretação é imprescindível no desenvolvimento e criação. Muitas pessoas utilizam contrastes e cores que exprimam seus sentimentos conforme o seu estado de espírito.


Uma paleta de cores de uma estação, independentemente do cria a coleção, não deve ter mais que 10 cores entre elas algumas cores ganham maior destaque para uma temporada. As cores que mais apareceram nas passarelas e fazem parte da paleta de tons nas passarelas para 2023 devem seguir em alta entre os mods das principais tendências de moda são o Lilás, Amarelo Neon, Laranja e o Roxo.


Estas, no entanto não estão isoladas e fazem parte de coleções onde estão combinadas aos tons pastel. Estes iluminados para combinar com o tom suave da estação o Lilás. Os tons pastel iluminados receberam este nome por sua pigmentação mais saturada.


O impacto das cores da nova estação é certo ao lado de tons solares reúnem vermelhos, amarelos e laranjas que traduzem muito bem a vibe deste verão. Essas cores ganham apelo em tonalidades mais vivas, trazendo a vibração colorida que tanto destacamos. Vermelhos vibrantes e primários ganham espaço garantido na cartela, como o Vermelho Romeo. A temporada também será marcada por tons mais cítricos, como o Laranja Flower. Já os amarelos garantem o lado mais quente da cartela e surgem com força, atendendo ao desejo dos consumidores por otimismo e alegria. O Amarelo Alfa aparece para reafirmar a presença das cores primárias.


Teremos tons intensos e saturados, de cores primárias nada básicas, passando por acentos luminescentes, tons brilhantes e profundos até pastel iluminados, que trazem o clima de frescor de um verão suave.


Os rosados têm tudo para bombar no verão em 2023, desde tons pastel, passando por rosas vibrantes até o roxo. O rosa mais vivo, se divide em tons quentes e frios e desbanca as tonalidades azuladas. A cor Ametista entra na cartela desta estação e se difere por ser um roxo mais digital e frio. Mas a aposta fica por conta do Pink Cometa, que melhor traduz a vibração que o verão traz.


Os básicos continuam relevantes. Por isso, beges e neutros se mantêm em alta principalmente em looks leves e casuais. A tonalidade Bege Vanilla, é uma cor mais calma entre os neutros da cartela, mas que apresenta destaque por conta da sua versatilidade e possibilidades de uso com outras cores. O Preto, Branco e Off-White continuam como os clássicos que não perdem a importância, principalmente em modelagens mais sofisticadas.


Neste sentido, podemos esperar 3 coisas distintas; primeiramente, a vontade de estarmos reunidos novamente com nossos amigos e família, representada por tons pastéis suaves e cores delicadas.


Em segundo lugar, cores em tons saturados simbolizam nossa ânsia em desbravar o mundo, viver novas aventuras e estar em contato com a natureza. Por fim, a escolha dos neutros representa a conexão crescente com o mundo digital e o desejo por momentos de paz e tranquilidade.


Um período de otimismo pós pandemia que já era aguardado pelos especialistas. Seja como for, os brilhos e paetês com cara luxuosa dominaram as passarelas em NY, Londres e Milão. Seja nos vestidos, blusas ou calças, a tendência ganhou grandes proporções. Por vezes, ela é combinada também com transparências. Tudo ganha um clima de festa, perfeito para quem adora uma boa dose de brilho!


Por Silvana Hass