• Redação

Academia de Letras dos Campos Gerais abre inscrições

Até o dia 30 de junho, todos os interessados poderão solicitar sua inscrição por correspondência assinada pelo candidato

Neuza Mansani, presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) comenta que afirma que inscrições estão abertas. Foto: Reprodução


Para Neuza Mansani, presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), a importância das ‘Academias de Letras’ se justifica pelo fato de congregar os expoentes locais e regionais, espraiando suas sensibilidades e obras histórico-culturais e literárias, que se destacam pela sua produção e contribuição em projetos de ações que oportunizem o desenvolvimento cultural e a inclusão literária. “A Academia de Letras dos Campos Gerais tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, assim como visa promover a excelência da literatura e a vitalidade criativa da língua portuguesa”, esclarece Neuza.


Nesse sentido, em relação ao ingresso de novos integrantes, a presidente da Academia espera que “cada um respeite e divulgue o patrimônio cultural-literário do ‘patrono’ e ‘fundador’ das ‘Cadeiras’ que futuros membros venham a ocupar, conforme atuações previstas no Estatuto e Regimento Interno da ALCG".


Na solicitação de inscrição, o candidato deverá declarar expressamente: a) seu conhecimento e aceitação integral do Estatuto e do Regimento Interno da Academia de Letras dos Campos Gerais; b) seu interesse e capacidade de arcar com os compromissos financeiros decorrentes da condição de Membro Efetivo desta Academia; c) seu interesse e disponibilidade para participar das reuniões e demais atividades da Instituição.


Juntamente com a solicitação da inscrição, o candidato enviará: a) pelo menos dois exemplares das obras, ou parte das obras, que tenha publicado; b) seu curriculum vitae; c) cópias de sua Carteira de Identidade (ou de outro documento oficial de identificação), de seu CPF e ainda de comprovante de seu endereço; deve ainda o candidato informar seu e-mail e seu telefone para contato. Poderão inscrever-se apenas os residentes na região dos Campos Gerais.


Ao inscrever-se, o candidato não indicará a que ‘Cadeira’ pretende concorrer, e estará ciente de que poderá ou não ser eleito para qualquer uma das ‘Cadeiras’ relacionadas no ‘Edital 1/2022’. A escolha do novo membro dar-se-á por eleição secreta, nos termos do Estatuto e do Regimento Interno, em data a ser definida oportunamente.


Até o dia 30 de junho, todos os interessados poderão solicitar sua inscrição por correspondência assinada pelo candidato, dirigida à Academia de Letras dos Campos Gerais, pessoalmente, ou via Correios - Rua XV de Novembro, 512 – Sala 1 – CEP 84.010-020- Ponta Grossa-PR.


Da Assessoria