Foram dois dias de evento com palestras, roda de conversa e visita a um atrativo turístico de Ponta Grossa
Nos dias 13 e 14 de setembro aconteceu, em Ponta Grossa, mais uma edição do Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais. O tema deste ano foi “Biblioteca: um espaço para todos” e trouxe isso ao centro das discussões das quatro palestras e mesa redonda.
Maria Lúcia Madruga, organizadora do evento, comemora a edição. “Temos poucas atividades de biblioteconomia no país e realizar um encontro como esse é muito animador, pois os participantes vêm com desejo de aprender e discutir uma área tão importante como a nossa”.
E os participantes foram só elogios, caso de Juliana Jacob de Andrade, bibliotecária de Cornélio Procópio. “Já é a segunda vez que tenho a oportunidade de participar do encontro em Ponta Grossa e o evento foi maravilhoso com temas muito propícios para o momento que estamos passando”, ressalta.
Ela ainda parabenizou a qualidade da cidade-sede: “Ponta Grossa, sem dúvidas, recebe os participantes de braços abertos e nos oferece um aconchego de hotel e lugares para comer de ótima qualidade”.
Para Leda Maria Araújo, de Londrina, , o evento cumpriu seu propósito: “A biblioteconomia vai além dos processos técnicos e empréstimos de livros, tem o multiculturalismo, o papel social, educacional, cultural, onde temos que trabalhar com as novas tecnologias e esse evento foi fundamental para estarmos trocando experiências”.
Francine Tanus, palestrante do Encontro, comenta que recebeu com surpresa o convite para estar no evento. “Foi uma experiência científica, cultural e social de conhecer os bibliotecários que estão fazendo a diferença e foi muito gratificante ter passados esses dois dias em Ponta Grossa, conhecendo as bibliotecas e a natureza”.
A natureza citada por Francine é do atrativo turístico escolhido esse ano para o biblioturismo: “Tivemos atividades culturais, científicas e esse passeio maravilhoso”, finaliza.
O mexicano, Felipe Meneses Telo, responsável pela palestra de abertura, também elogiou: “Tive a oportunidade de interagir com meus colegas brasileiros, de compartilhar conhecimento com minha palestra e aprender com eles”.
Felipe também pontuou a qualidade da programação do evento. “Este encontro para mim foi muito importante porque foi organizado com atividades acadêmicas, culturais e com contato direto com a natureza, foi muito organizado e interessante, o que o fez ser mais enriquecedor os dias que estou aqui”.
O atrativo turístico escolhido para a visita deste ano foi a Cachoeira da Mariquinha com almoço no Dolinas Lanches.
O Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais tem realização da Biblioteca Central Professor Faris Michaele, com patrocínio do Sepam Colégio, O Boticário, Lugano Churrascaria e Legacy, através da Lei de Incentivo a Eventos em Ponta Grossa.
O Barbur Plaza Hotel é o hotel oficial e patrocinador. A Secretaria de Educação de Ponta Grossa é parceria, a Aracê Turismo é a Agência de Turismo Receptivo e a Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Fauepg, UEPG e Abrasel são os apoiadores.
Público
Segundo pesquisa realizada com os participantes, 71% dos participantes não residem em Ponta Grossa, 50% deles ficaram três dias na cidade-sede do evento, 60% com gasto médio de até R$1 mil e 100% dos visitantes ficaram em hotéis.
Da Assessoria
Comments