top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Último dia de carnaval reúne milhares de foliões em PG

A terça-feira (21) de carnaval foi marcada pelo "Bloco da XV", Baile de Carnaval e divulgação do vencedor do "Desfile do Corso"

Milhares de ponta-grossenses foram as ruas curtir a terça-feira de carnaval. Foto: DJ Tetê

O último dia do “Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé”, realizado nesta última terça-feira (21) pela Secretaria de Cultura, foi marcada pela presença de milhares de pessoas que curtiram a folia tanto no “Bloco da XV” durante a tarde, tanto aos foliões que estiveram no Baile de Carnaval no Parque Ambiental. Na mesma noite, a Secretaria de Cultura divulgou o “Bloco da Chave” como o vencedor do Corso 2023.


Enfim, o tempo colaborando, sem frio e sem chuva, contribuiu para que no último dia de carnaval reunisse milhares de foliões. O evento começou durante a tarde, com o show do músico ponta-grossense Juliano Carneiro no “Pavilhão Luizão do Carnaval”, também a tarde teve uma grande concentração de pessoas no “Bloco da XV” na rua XV de Novembro, no centro de Ponta Grossa. Após concentração os foliões desceram para o Parque Ambiental, no “Pavilhão Luizão do Carnaval”, lá teve o encontro de foliões sendo realizado o grande baile de carnaval com a Banda Municipal tocando diversos clássicos do samba, do pagode e do axé. Ao todo, segundo a Guarda Civil Municipal, que mais de 15 mil foliões compareceram na última noite de carnaval.


Durante a noite, a Secretaria de Cultura anunciou o “Bloco da Chave” como o grande vencedor do “Desfile do Corso” realizado no último domingo na rua Benjamin Constant. Ao todo foram cinco dias de muita alegria, samba no pé e diversão na cidade de Ponta Grossa, tendo neste ano, o maior carnaval dos Campos Gerais e do interior do Paraná, já que foi o único município (além do litoral e da capital) que promoveu mais de três dias de festa (ao todo foram cinco).


Segundo o secretário de Cultura, Alberto Portugal, este foi o carnaval da reinvenção. “Esse ano a Prefeitura institucionalizou as expressões do Carnaval, como os blocos, o desfile das Escolas de Samba e os bailes de carnaval, garantindo mais conforto e segurança aos foliões”, comenta o secretário.


Portugal também avalia positivamente o evento todo, “O resultado foi que mesmo com chuva, tudo transcorreu muito bem, sem nenhum incidente e sem sustos”, finaliza o secretário.


Fale com Lu

Além das atividades preventivas e ostensivas, que foram realizadas durante o Carnaval, a Prefeitura também implementou um protocolo dedicado à prevenção e acolhimento de vítimas de possíveis casos de assédio. Batizada como “Fale com Lu”. Caso alguém se sentisse assediada ou constrangida no evento, poderia chamar alguém da Secretaria de Cultura, seguranças ou guarda municipal, que seria iniciado o processo de proteção da vítima e tomada das providências cabíveis ao infrator. O “Fale com Lu” vai permanecer em todos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura.

bottom of page