• Redação

Inscrições abertas para Oficinas de Cinema

Atualizado: 26 de out. de 2021

Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa é um projeto aprovado pelo programa de incentivo da Fundação Municipal de Cultura e promove oficinas gratuitas de formação em cinema para a população de Ponta Grossa

Ulokelu inicia atividades com Oficina de Narrativas Interativas. Foto: Reprodução

Nesta semana iniciou a primeira oficina do projeto Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, nomeada como Narrativas Interativas. As aulas aconteceram de forma online e foram conduzidas pela produtora transmídia e professora, Janaina Moraes. Segundo a formadora, os primeiros dias de aula foram bacanas e com muita interação por parte dos e das estudantes. “Neste primeiro momento, fomos analisando exemplos para desmistificar o que é Narrativa Interativa e aproximar o tema à realidade de cada um. Nas próximas aulas, vamos entender um pouco mais sobre exemplos de interatividade, encontrar histórias que os/as estudantes se interessem, para, em seguida, criar um universo narrativo interativo”, explana Janaína.


A produtora finaliza, reforçando que “o universo de Narrativa Interativa ou Transmídia ainda é um território que as pessoas se aproximam com receio. Se ao final da Oficina os/as estudantes forem capazes de ver as redes, web e interatividade como um recurso a mais para colocar suas ideias no mundo, já ficarei feliz”. O Ulokelu procura democratizar o acesso o acesso às artes, ensinando as diversas maneiras e linguagens cinematográficas para se contar histórias no audiovisual, a partir da vivência de cada um. Dessa forma tem como objetivo incentivar a produção audiovisual de Ponta Grossa, assim como promover o setor cultural da cidade.


Próximas oficinas

A próxima oficina que está programada para acontecer, tratará sobre Roteiro e Criação de Histórias para Cinema e Audiovisual e será conduzida pelo roteirista e diretor, Cássio Kelm. As aulas acontecerão de forma remota, por meio da Plataforma Zoom, nos dias 25, 27, 29 de Outubro e 8, 10, 12 de Novembro.


Serviço:

Conteúdos do roteiro e criação de Histórias para cinema audiovisual (link).


O Projeto Ulokelu ainda está com as inscrições abertas para as demais oficinas sobre cinema. Fique atento/a às datas:


● Produção e elaboração de projetos audiovisuais, com Jade Azevedo, produtora e realizadora. Inscrições: até 26 de Novembro (link).


● O Cinema e o Espelho: experiências, olhares e registros, com Everlane Moraes, cineasta documentarista Inscrições: até 12 de Dezembro (link).


Além das oficinas, o projeto tem uma Mostra de Filmes online que acontece de 01 de novembro a 17 de dezembro. Os filmes exibidos foram escritos, dirigidos ou produzidos pelas oficineiras/os e estarão disponíveis no site com programação aberta ao público, gratuita e com bate papo com as/os realizadoras/res no final de algumas sessões.


Acompanhe o Ulokelu nas redes sociais, para obter mais informações: Instagram, Facebook e pelo site.


Sobre o PROMIFIC Ulokelu

Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, foi contemplado em 2019 e 2020 no Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) que possibilita que pessoas e empresas incentivem projetos culturais de artistas de Ponta Grossa através de renúncia fiscal, encaminhando até 60% do IPTU para os projetos aprovados. Um dos mecanismos de financiamento à cultura previstos no Plano Municipal de Cultura de Ponta Grossa (Lei 13.026/2017). Foi criado pela Lei 13.526/2019 e regulamentado pelo Decreto 16.675/2019. Dessa forma, o projeto é realizado com o apoio do Promific, Prefeitura de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. Patrocinado pelo Banco do Brasil, Prestes Construtora, Consaúde, Indústrias Carimbras, Barbur Plaza Hotel e outras pessoas físicas que contribuíram através da renúncia fiscal do IPTU de seus imóveis.