top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG revitaliza Crutac para receber Caminhada Internacional

A Caminhada foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, como parte das celebrações do Aniversário de 200 anos de Ponta Grossa

UEPG revitaliza Crutac para receber Caminhada Internacional. Foto: Divulgação/UEPG


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), revitalizou o Centro Rural de Treinamento de Ação Comunitária (Crutac), no Distrito Rural de Itaiacoca. A ação aconteceu com alunos e professores do curso de Licenciatura em Artes Visuais, para receber participantes da Caminhada Internacional na Natureza, no último domingo (05). A Caminhada foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, como parte das celebrações do Aniversário de 200 anos de Ponta Grossa.


O Crutac foi escolhido como ponto de partida do evento à convite da Proex, graças à sua localização e por ser ponto de referência para a população de Itaiacoca. O Centro é um espaço multidisciplinar da UEPG, onde diferentes cursos de graduação desenvolvem atividades de extensão voltados à comunidade rural há mais de 30 anos, fazendo dele a primeira ação extensionista da UEPG.


A intervenção artística foi mobilizada após visita da Proex e da Secretaria de Turismo ao Crutac para planejar a Caminhada. A estrutura que recebeu as artes dos estudantes e professores Patrícia Câmera e Arthur Amador, coordenadores da ação, é um secador de grãos que estava inutilizado. O professor Arthur Amador explica que a intervenção artística foi pensada para agregar mais conteúdo ao lugar, sem apagar a sua história, e torná-lo mais acolhedor para visitantes e moradores daquela localidade. “Desde que nos foi oferecido aquele espaço, debatemos com os alunos sobre como faríamos essa intervenção, pois não basta apenas realizar algo sem conhecer a história e respeitar a memória do local”, comenta. Para o docente, a importância de levar a intervenção artística para o Crutac é tornar a arte acessível para as pessoas.


“Muito emocionante para mim a oportunidade de restaurar a aparência e trazer cor para o Crutac, pois foi aqui que minha mãe passou parte da sua graduação, quando cursava Farmácia”, comenta o estudante Vitor Bernardo Panichi Santos, do Terceiro Ano de Artes Visuais, que participou da intervenção. Ele afirma que o objetivo de fazer o centro se tornar um espaço mais agradável para receber os visitantes e a comunidade local foi alcançado.

UEPG revitaliza Crutac para receber Caminhada Internacional. Foto: Divulgação/UEPG

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, professora Maria Salete Marcon Gomes Vaz, avalia que, para a UEPG, tanto a intervenção artística quanto a Caminhada foram um sucesso e uma experiência valiosa para integrar a Universidade à comunidade, para promover o intercâmbio cultural, acadêmico e profissional. “Atividades como esta são fruto do esforço conjunto dos órgãos envolvidos para promover o bem estar da comunidade”, destaca. “Depois de três décadas, o Crutac continua proporcionando grandes momentos à sociedade e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, e promovendo a integração da população de Itaiacoca”, comemora.


Participaram da intervenção artística no Crutac, sob supervisão dos professores Patrícia Câmera e Arthur Amador, os estudantes Camile Sandrino, Gabriella Goles Furda, Guilherme Gerlinger Striquer, Kamila Premebida Ferreira, do Segundo Ano, Helena Rocha Fornazari, Tahyssa Munique de Souza e Vithor Bernardo Panichi, do Terceiro Ano. “O impacto que buscávamos foi imediato, pois logo que foi finalizada a intervenção, moradores e visitantes de Itaiacoca passaram para olhar e tirar fotos”, celebra o Diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva. O diretor explica que, ao longo do ano, outras atividades artísticas de extensão serão desenvolvidas com a comunidade que mora nas proximidades do Crutac.

UEPG revitaliza Crutac para receber Caminhada Internacional. Foto: Divulgação/UEPG


A Caminhada Internacional na Natureza

A Caminhada Internacional na Natureza, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Proex, reuniu cerca de mil participantes de Ponta Grossa e região, além de contar com a presença de participantes estrangeiros. Com o Crutac como ponto de partida, a Caminhada percorreu um trajeto de mais de 10 quilômetros por dentro do Distrito de Itaiacoca. Na abertura da Caminhada, o prefeito em exercício, Saulo Hladyszwski, agradeceu a UEPG e a Proex pela parceria na realização do evento e ressaltou o trabalho de revitalização do espaço feito por alunos do curso de Artes Visuais.


Desde o planejamento da Caminhada, a UEPG esteve envolvida. “A iniciativa partiu da Proex, que foi extremamente parceira desde os primeiros contatos, colocando à disposição o espaço do Crutac para a realização do evento”, celebra Luciane Freitas, diretora de Eventos e Marketing da Secretaria de Turismo e organizadora da Caminhada Internacional na Natureza. Ela ressalta que, ao longo do ano, acontecerão outras atividades em conjunto com a UEPG para as comemorações de aniversário de Ponta Grossa.


A Caminhada foi a oportunidade de muitos participantes realizarem atividades físicas e terem contato com a natureza. A autônoma Larissa Simara afirma sempre fazer corridas e trilhas, mas foi a sua primeira vez no local: “este espaço é lindo e o evento foi muito bem organizado”. A estudante universitária Katerina Henserovska veio da Ucrânia com sua família e está há poucos meses no Brasil. Esta é a primeira vez que participa de uma atividade na natureza desde que chegou e afirma que a experiência foi positiva. “Este lugar é lindo e a caminhada foi revigorante. Fiquei feliz quando soube que este espaço em que estamos pertence à universidade”, comenta a estudante.


Para mais informações sobre a Caminhada Internacional na Natureza, seus organizadores e patrocinadores, confira o site da Secretaria Municipal de Turismo.


Da Assessoria



bottom of page