top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG promove exposição de fotografias sobre o trabalho de Catadores

O objetivo é gerar sensibilização socioambiental sobre o gerenciamento de resíduos recicláveis, em consonância com a Semana Nacional do Meio Ambiente

Projeto Diário de Um Resídiuo promove exposição fotográfica na Semana do Meio Ambiente. Foto: Jéssica Natal

O projeto de extensão Diário de um Resíduo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove de 30 de maio a 03 de junho uma exposição de fotografias sobre o trabalho das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa. O objetivo é gerar sensibilização socioambiental sobre o gerenciamento de resíduos recicláveis, em consonância com a Semana Nacional do Meio Ambiente. As fotos estarão expostas no Restaurante Universitário da UEPG, em Uvaranas.


A fotografias, em preto e branco, expõem a rotina de quatro associações – Acamaro, Acamaru, Acamaruva e Arrep. “Os agentes de reciclagem de materiais, conhecidos popularmente como catadores, são responsáveis por grande parte da gestão de resíduos sólidos no nosso país”, destaca Rosimeri de Oliveira Fragoso, professora integrante do projeto. Segundo ela, esses profissionais desempenham um papel fundamental na conservação ambiental, o que possibilita que resíduos retornem ao ciclo produtivo como matéria-prima e gerem benefícios para o meio ambiente e cidades.


“O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a importância da correta gestão dos resíduos recicláveis e para o trabalho de quem está por trás do processamento desses resíduos, que são as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis”, complementa Rosimeri. Como parte da ação, no dia 03 de junho, alunos do projeto entregarão um folder educativo sobre as quatro Associações e uma muda de erva aromática, nos dois portões da UEPG Uvaranas.


A ação ocorre em parceria com o Viveiro Florestal UEPG/CAAR; Colégio Agrícola Augusto Ribas; Pró-Reitoria de Planejamento – Diretoria de Gestão Ambiental; e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Diário de Um Resíduo

O projeto é formado por professores e alunos da UEPG e busca sensibilizar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos e a valorização dos agentes de reciclagem de materiais. A iniciativa tem os selos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Parcerias e Meios de Implementação; Educação de Qualidade; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Climática; e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Fotos: Jéssica Natal

Da Assessoria

bottom of page