• Redação

UEPG promove evento em parceria com universidade Argentina

A primeira edição do Simpósio DCS-UnJU/UEPG de Ciências Sociais Aplicadas será online, com a participação de professores e alunos dos programas de doutorado na área das duas universidades

UEPG promove evento em parceria com universidade argentina. Foto: Divulgação

Na quarta (03) e quinta (04), um evento promovido pelo Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade de Jujuy (UnJu), na Argentina, debate a relação entre Direitos Humanos e Justiça. A primeira edição do Simpósio DCS-UnJU/UEPG de Ciências Sociais Aplicadas será online, com a participação de professores e alunos dos programas de doutorado na área das duas universidades.

No primeiro dia, pela manhã, a programação prevê uma abertura solene, com a participação dos reitores das Universidades, do presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur) e do decano da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales da UnJu, além de apresentações culturais e uma reunião técnica entre os colegiados dos Programas de Pós-Graduação. Na quarta à tarde e quinta-feira pela manhã, acontecem as apresentações de trabalhos de alunos de doutorados de ambas as instituições. Para encerrar o evento, a tarde do dia 04 será utilizada para a apresentação do livro “Loucura e Colonialid: ontologia del confinamento” e, como encerramento, uma mesa redonda entre professores das universidades sobre as consequências sociais da pandemia de Covid-19 na América Latina.

O objetivo do evento, segundo a organização, é promover o intercâmbio acadêmico, cultural e científico entre os programas de pós-graduação, com a interação entre alunos e professores da UEPG e da UnJu, a partir de um acordo de cooperação entre as Universidades, firmado em 2021. “Este encontro binacional irá reunir e colocar em diálogo os docentes-investigadores e os doutorandos-docentes, de forma a contribuir para as atividades de promoção, produção e divulgação dos avanços e resultados preliminares das teses de pós-graduação, ancoradas em disciplinas e interdisciplinares linhas e campos das Ciências Sociais, e com o objetivo de construir novos espaços de troca de saberes que retroalimentem o debate acadêmico crítico em nossas carreiras e fortaleçam os laços de pesquisa e ação com a comunidade universitária transfronteiriça regional”, destaca a organização, coordenada pelo professor João Irineu de Resende Miranda, do departamento de Direito das Relações Sociais.

Serão apresentados 29 projetos de tese aprovados pela instituição nas áreas de Cidadania, Estado e Políticas Públicas; História e Relações Internacionais; Antropologia; Saúde; Gênero; Educação; e Comunicação, Cultura e Tecnologia. Mais informações sobre a programação estão disponíveis neste link. Ouvintes podem se inscrever para receber certificados até domingo (31), na página do evento.


Fonte: Assessoria