top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG inicia 50º Fenata com sucesso de público

O Cine-Teatro Ópera recebeu artistas e entusiastas do teatro para assistir ‘Tudo’, da Quintal Produções do Rio de Janeiro, peça convidada para abrir o Festival

A peça é uma comédia, de autoria do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd, com direção assinada por Guilherme Weber. Foto: Jéssica Natal


Alegria pela volta ao teatro. Foi assim que a Universidade Estadual de Ponta Grossa iniciou a Mostra Nacional de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata). O Cine-Teatro Ópera recebeu artistas e entusiastas do teatro para assistir ‘Tudo’, da Quintal Produções do Rio de Janeiro, peça convidada para abrir o Festival.


A peça é uma comédia, de autoria do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd, com direção assinada por Guilherme Weber. Apesar de já ter sido vista por 15 mil pessoas desde que teve sua estreia, em março de 2022, os presentes puderam conferir um espetáculo inédito – com a ausência da atriz Dani Barros (positivada com Covid-19), Vladimir Brichta, Julia Lemmertz, Marcio Vito e Claudio Mendes apresentaram a peça reformulada, com personagens incorporados às falas de cada um.


“Estamos fazendo a peça faltando uma peça”, disse Vladimir, junto ao elenco, antes da apresentação começar. A adaptação aconteceu horas antes do espetáculo. “A gente adaptou, porque, quando queremos que o espetáculo continue, a gente tem que adaptar”. A peça trazia três fábulas com as perguntas: Por que todo Estado se torna burocracia? Por que toda Arte vira negócio? Por que toda Religião se torna superstição? “Uma delas, a segunda, está bem adaptada. A primeira e a terceira estão adaptadas com Marcio Vito lendo e fazendo o papel da Dani”, explicou ao público, que aplaudiu. A vontade de se apresentar passou por cima da possibilidade de desistência. “Isso não seria legal, então a gente adaptou para não decepcionar a vocês”.


Abertura

Antes que apresentação convidada começasse, a festa começou do lado de fora. Na fila para a entrada ao teatro, artistas realizaram a intervenção com os presentes. Todos com roupas coloridas e rostos pintados – alguns com pernas de pau, dançaram na Rua XV de Novembro. A apresentação foi como uma parada artística, com o grupo caminhando desde o Museu Campos Gerais até a entrada do teatro. Participaram da atividade o Grupo de Teatro da cidade de Ponta Grossa, Coro Cidade de Ponta Grossa e Grupo de Teatro Científico da UEPG, além dos artistas circenses Bruno Fernandes, Fabiano Gustavo e Roberto dos Santos.


Dentro do Ópera, ainda houve apresentação do grupo no palco, antes das luzes se apagarem. A solenidade ainda contou com falas do secretário municipal de Cultura, Beto Portugal; pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Maria Salete Marcon Vaz; presidente da FAUEPG, Sinvaldo Baglie, e vice-reitor da UEPG, Ivo Mottim Demiate. Famílias de Fernando Durante e Gilberto Zardo (ambos in memorian) foram homenageadas em nome dos dois, os quais foram colaboradores para que o Fenata acontecesse desde seu início.


Apoio

A Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), com patrocínio da GMAD, Deragro – empresa do Grupo Lavoro, Belgotex do Brasil, Tratornew e Shopping Palladium. Conta ainda com o incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O Fenata tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Marista Pio XII, Fecomércio – Sesc Estação Saudade e Museu Campos Gerais; e promoção da RPC.


Da Assessoria


bottom of page