top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG abre inscrições para PSS 2022

As inscrições seguem abertas até 13 de setembro e as provas estão previstas para 27 de novembro

As inscrições seguem abertas até 13 de setembro e as provas estão previstas para 27 de novembro. Foto: Jéssica Natal/UEPG


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2022, para estudantes que estão no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. As inscrições seguem abertas até 13 de setembro e as provas estão previstas para 27 de novembro.


Nesta edição, os candidatos poderão fazer as provas nas cidades de Apucarana; Londrina; Cascavel; Maringá; Castro; Palmeira; Curitiba; Ponta Grossa; Foz do Iguaçu; Rio Negro; Francisco Beltrão; São Mateus do Sul; Guarapuava; Telêmaco Borba; Irati; Umuarama; Jacarezinho; União da Vitória; e Jaguariaíva.


O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até 14 de setembro, no valor de R$ 91 para os três anos do PSS. A divulgação dos resultados está prevista para até 22 de dezembro para os alunos que realizarem o PSS 3. Para os candidatos do PSS 1 e 2, a divulgação dos desempenhos individuais está prevista para 1 de março de 2023


As matrículas devem ser feitas exclusivamente pelo site da CPS/UEPG.


Obras literárias

As obras literárias indicadas para a primeira etapa são “Auto de São Lourenço”, do Padre José de Anchieta; e “Sonetos e Outros Poemas”, de Manuel Maria Barbosa du Bocage. Os livros da segunda etapa são “Melhores Poemas”, de Castro Alves; e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. Já o PSS 3, as obras exigidas são “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Obra Completa”, de Murilo Rubião; “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “Toda Poesia”, de Paulo Leminski; e “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.


Sistema de cotas

A UEPG estabeleceu novas normas para candidatos que concorrerão às vagas ofertadas no Vestibular e PSS dos cursos de graduação presenciais. A partir do trênio 2022-2024, as vagas serão divididas em 5% para candidatos com deficiência; 5% para candidatos que se autodeclarem negros; 10% para candidatos que se autodeclarem negros oriundos de Instituições Públicas de Ensino; 40% aos candidatos oriundos de Instituições Públicas de Ensino; e 40% destinadas à concorrência universal. Os candidatos devem optar, a partir do triênio 2022-2024, no momento da etapa 3 do PSS, por uma das cotas. Não haverá mudanças para quem fizer as etapas 2 e 3 nos anos de 2022 e 2023.


Da Assessoria

bottom of page