top of page
  • Foto do escritorRedação

Tendências para a Primavera-Verão 2022/23

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

As cores são elementos que despertam estímulos sensoriais e emocionais, transmitem mensagens e produzem sensações. Foto: Reprodução


A moda é um dos meios mais importantes de comunicação, tendo em vista que atua no campo psicológico e até mesmo no humor, mesmo que inconscientemente, acontecendo de maneira espontânea.


As cores são elementos que despertam estímulos sensoriais e emocionais, transmitem mensagens e produzem sensações. Ainda que cada pessoa tenha a sua percepção individual , os estímulos das cores são praticamente os mesmos.


O vermelho primário puro está na paleta da primavera verão .É uma cor poderosa e fácil de ser notada, chama mais a atenção que qualquer outra cor , é uma cor de extremos, se aliada a outras cores pode ir além do óbvio. Pode ter significados simbólicos de: força, energia, paixão, sensualidade, extroversão, dinamismo, calor, e coragem.


Amarelo: a cor da alegria, jovialidade e otimismo tem origem do latim amaryllis e simboliza a cor da luz irradiante. Assim como o vermelho, a cor possui um efeito simbólico, que se submete ao sol, que ilumina e desperta atitude.


Verde: a cor verde, derivada da combinação de azul e amarelo, é uma cor que traz calma, equilíbrio e possui conexão com a natureza, é um ponto de equilíbrio entre cores extremas, tranquilizador . Pode simbolizar o bem-estar, paz, saúde, esperança, liberdade, entre outros.


O verde, ao contrário do que se pensa, é considerado uma cor neutra, o que pode alterar seu significado são as cores que estão combinadas com o tom. Conhecido por representar a natureza e a esperança, o verde também simboliza o equilíbrio, a tranquilidade, a liberdade, a renovação e o crescimento. Os verdes e terrosos ganham a tonalidade mais ocre, para a nova temporada.

O rosa é derivado da mistura de vermelho e branco. Além disso, é também conhecido por ser o nome de uma flor. A cor simboliza o simboliza o meio-termo entre a calmaria e a euforia. Existem muitas tonalidades de rosa, os tons de rosa claro estão intimamente ligados ao encanto, a amabilidade, inocência ao romantismo e ao lúdico.


O rosa pink em suas matizes mais abertas e vibrantes se relaciona também com o símbolo do coração, é a cor das emoções, sensualidade e beleza feminina, manifestadas pela cor . As tendências criadas anualmente são incríveis, desde cor, estampa, tecido, textura e outros.


A paleta de tons neon possui diversas cores, o que permite explorar e encontrar respostas e se reconectar. O momento é das roupas democráticas que permitem ser tão criativo quanto o designer e explorar a sua real necessidade. Ainda que o amarelo, o verde e o rosa se destaquem, estes se complementam com o roxo em tom neon.


Por Silvana Hass

bottom of page