• Redação

Tendências da moda para o verão 2022

Confira a Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana

Saiba quais são as tendências da moda para o verão 2022. Foto: Divulgação

A moda verão 2022 traz um estilo de composição que acabou conquistando a grande maioria das fashionistas de cunho mais leve e criativo. Dentro do conjunto de propostas, características peculiares se destacam como os trabalhos manuais. Peças feitas de forma artesanal além de confeccionadas a mão agrega no seu valor exclusividade.


Em termos de moda e economia , o impacto da pandemia gerou muitas mudanças nas relações de trabalho como por exemplo o home office que se fortaleceu na pandemia, no entanto muitos trabalhadores perderam seu trabalho o que levou a muitos a a buscar no passado uma forma de reinventar seu presente com isso técnicas artesanais adotadas por gerações foi a saída, economicamente falando foi uma janela para muitos equilibrar suas finanças com esse mercado aberto a infinitas possiblidades de criação.


No segmento de moda é importante salientar, que sempre é valorizado em uma peça a interpretação e os significados expressivos pois a moda vai muito além de roupas. Neste cenário um novo mundo está nascendo e trazendo consigo janelas de novas oportunidades.


Antes desta pandemia, o setor da moda criou um calendário baseado nas estações do ano, que foi dividido em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão. Esse sistema, chamado de calendário das coleções, foi criado pelo famoso estilista Charles Worth, facilitando a demarcação das coleções. Charles Worth percebeu que as pessoas compravam roupas novas para se adaptar as mudanças climáticas.


Na atualidade, com os acontecimentos de impactos globais , projetar moda em cenários complexos tornou-se um desafio para designers e empresas do segmento exige destes profissionais uma maior capacidade de gestão, abordagem sistêmica e transversal em relação ao projeto de uma coleção, além de conhecimento de ferramentas auxiliares aplicáveis ao processo.


O design desenvolve as ações que serão executadas de forma industrializada . O método não é autônomo com relação ao designer e a criação a ser desenvolvida , depende dos de dados coletados por uma grande equipe, bem como, do seu processamento de etapas e do modo como estas informações serão utilizadas pelos profissionais para posteriormente passar para o processo de criação e industrial de corte e montagem, enfim para uma peça chegar a uma loja passa por um sistema complexo .


A programação de desfiles de uma temporada também precisou se reinventar porém ainda deve seguir o mesmo conceito de calendário onde todas as marcas apresentam na passarela virtual ou não suas respectivas criações e para você leitor ficar por dentro das tendências, tanto para este verão de 2022 quanto nos próximos vamos as novidades . As vitrines já adiantaram algumas das principais tendências do verão.

Barra desfiada

Jeans é uma peça totalmente versátil que aparece em diversas versões e releituras. Nos anos de 1970 e 1980 essa moda de barra desalinhada era atribuída a rebeldia e agora temos outro contexto não desafiador e sim trazer um toque especial e criativo de usar esta proposta de barra desfiada é como um ponto “chave” para inspirar e aguçar a criatividade em diferentes looks.


Amarração

Estarão em alta o cinto de corda, eles aparecem em diferentes coleções usados com , saias, shorts, calças e vestidos de marcas renomadas. Esta novidade que promete invadir as ruas nos próximos meses chega para valorizar a região da cintura com a amarração do cordão e efeito de um nó. Essa proposta está confirmada aposte nessa tendência.


Breezy dress

E quanto mais 'tendências ', melhor, o breezy dress é um modelo de vestido de tecido leve , porém o que chama a atenção é o recorte fluído e modelagem estruturada por babados, pode ser longo ou midi se sua preferencia é de estilo clássico, já o modelo curto deixa o visual mais informal. Abuse dos acessórios que valorizam ainda mais esta tendência. O termo fluidez é uma das tendências que prometem fazer sucesso nos vestidos deste verão e babados não pode faltar no seu guarda-roupa. Outras tendências na nossa próxima edição.


Por Silvana Hass